Lula e Putin – Conversa telefônica

Nota DefesaNet

Textos como publicados no Twitter da Embaixada Russa e em inglês no Kremlin.ru
Inclui texto do portal Estadão

O editor

Lula conversa com Putin por telefone e recusa convite para visitar a Rússia

estadao.com.br

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin”, escreveu no Twitter. “Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz.”

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 26, que conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, por telefone e teria recusado um convite para visitar a Rússia. A conversa ocorre dias após a viagem de Lula ao G-7 onde não se reuniu com o presidente ucraniano Volodmir Zelenski.

Moscou confirmou a ligação e disse que “Lula expôs sua visão sobre possíveis esforços de mediação em busca de formas de resolver o conflito na Ucrânia”. O comunicado publicado após a ligação acrescenta que o brasileiro compartilhou com Putin suas impressões sobre a recente cúpula do G-7.

“Por sua vez, Putin reforçou a disposição aberta da Rússia ao diálogo político-diplomático, que está atualmente bloqueado por Kiev e seus patrocinadores ocidentais”, continuou.

Ainda de acordo com o comunicado, os dois líderes também discutiram questões da agenda bilateral e seu trabalho conjunto no âmbito do Brics, cuja cúpula na África do Sul em agosto poderá contar com a presença de ambos.

Putin comentou que interrompeu sua participação em um encontro com representantes do mundo empresarial russo para falar com seu homólogo brasileiro. Em seguida, ressaltou que o Brasil é o principal parceiro econômico e comercial da Rússia na América Latina, embora tenha admitido que as trocas diminuíram “um pouco” nos últimos tempos.

“Vamos corrigir a situação como já fazemos com outros países e regiões do mundo. Aqui a saída é simples: passar as contas para moedas nacionais”, sugeriu o presidente russo durante o encontro com empresários.

Nos últimos meses, o presidente defendeu a necessidade de acabar com as hostilidades entre Rússia e Ucrânia e propôs a criação de um grupo de países neutros para atuar como mediadores entre os dois lados.

Depois de comentários polêmicos sobre a guerra na Ucrânia, em que atribuiu culpa a ambos os lados do conflito, Lula conversou com Zelenski pela primeira vez por telefone.

Em abril, o Brasil recebeu o ministro russo das relações Exteriores, Serguei Lavrov, dias depois de enviar o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, para Moscou onde se encontrou com Putin. Tanto a viagem de Amorim quanto declarações recentes de Lula sobre o conflito geraram críticas por parte da Ucrânia.

No início deste mês, Amorim viajou à Ucrânia onde se encontrou com Zelenski. Dias depois, o governo deu aval ao nome indicado pelo presidente ucraniano como novo embaixador do país em Brasília. O atual vice-chanceler Andrri Melnik assumirá a função.

Na semana passada, Lula viajou a Hiroshima no Japão para participar como convidado da cúpula do G-7, onde a guerra na Ucrânia era um dos temas principais de debate, junto com a influência chinesa. Lula na ocasião disse que viajava à cúpula com o objetivo de entregar uma mensagem de paz e propôs que a guerra fosse abordada no âmbito do Conselho de Segurança da ONU.

Índia e Indonésia, outros dois países neutros no conflito, também foram convidados. Zelenski então viajou para o Japão no fim de semana e pediu um encontro com o brasileiro, o que não aconteceu. Segundo Lula, houve um desencontro entre ele e o ucraniano que teria o deixando esperando no hotel. “Se ele teve um encontro mais importante, eu não sei. O dado concreto é que estava marcado neste salão [do hotel em Hiroshima] às 15h15″, disse no domingo, 21, último dia da cúpula do G-7.

Ele disse ter ficado chateado com o desencontro, mas também afirmou que não fazia muito sentido se reunir com Zelenski em um momento em que nem o mandatário ucraniano nem Putin dão sinais de querer a paz.

“Estou pronto para ir à Rússia, para ir à Ucrânia, para ir ao fim do mundo para discutir o fim dessa guerra. Agora não, porque eles não querem. Paz só é possível se os dois quiserem”, disse na ocasião. “Não é possível discutir em guerra, queremos que primeiro parem os ataques”.


Telephone conversation with President of Brazil Luiz Inacio Lula da Silva
from Kremlin .ru

At the initiative of the Brazilian side, Vladimir Putin had a telephone conversation with President of the Federative Republic of Brazil Luiz Inacio Lula da Silva.

May 26, 2023

The President of Brazil shared his impressions of participating in the recent G7 summit (Hiroshima, Japan, May 20–21, 2023), and also outlined his vision of possible mediation efforts to find ways of resolving the conflict in Ukraine.

The President of Russia gave a principled assessment of the developments around Ukraine, while confirming that Russia is open to dialogue on the political and diplomatic track, which is still blocked by Kiev and its Western sponsors.

The presidents discussed several current aspects of the Russian-Brazilian strategic partnership, and expressed mutual interest in its further progressive development and deepening of practical cooperation in various fields.

In addition, they considered issues related to joint work within BRICS and other multilateral platforms.

The conversation was constructive and substantive.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter