Relatório Otálvora: o Brasil sob o controle do Grupo de Puebla

A visita de Lula a Washington não causou o impacto esperado pelo brasileiro. O apoio financeiro que Lula buscou para um fundo de preservação da Amazônia mal restou como uma promessa de Biden de buscar recursos no Congresso

Relatório Otálvora
Edgar Otálvora
11 Fevereiro 2023
@ecotalvora
Diario las Americas

*****

Lula da Silva chegou a Washington no dia 09FEV2023 convidado por Joe Biden para realizar uma reunião de trabalho para reatar as relações entre os dois países após o virtual congelamento causado pela distância imposta simultaneamente por Biden e Jair Bolsonaro. Para Lula, foi a oportunidade de mostrar sua volta por cima ao cenário mundial, enquanto para Biden foi sua forma de ratificar a linha de não enfrentamento e cooperação condicional com os governos de esquerda que proliferam no Continente.

O brasileiro voltou a visitar a Casa Branca, onde já havia sido convidado por George W. Bush e Barack Obama. E, mais uma vez, Lula se apresentou como o interlocutor virtual entre os Estados Unidos e os governos de esquerda da América Latina, papel que os “meninos” de Biden acreditaram, sem sucesso, que o argentino Alberto Fernández poderia desempenhar.

Além disso, Lula trouxe para a mesa de Biden temas como mudanças climáticas, racismo, defesa da democracia contra ataques da direita radical e a guerra na Ucrânia com a qual buscou harmonia com a atual Casa Branca. Lula chegou aos EUA depois de anunciar em Brasília a ideia de promover um grupo de países que servem de intermediários entre a Ucrânia e a Rússia para negociar a paz, proposta que não teria sido comprada pelos anfitriões em Washington. A posição “neutra” do Brasil diante da invasão russa da Ucrânia, estabelecida por Bolsonaro e continuada por Lula, não agrada à diplomacia norte-americana. De fato, no comunicado conjunto emitido por Biden e Lula, os negociadores americanos exigiram uma linguagem que não deixa dúvidas sobre a culpabilidade da Rússia na “violação da integridade territorial da Ucrânia”.

A visita de Lula a Washington não causou o impacto esperado pelo brasileiro. O apoio financeiro que Lula buscou para um fundo de preservação da Amazônia mal restou como uma promessa de Biden de buscar recursos no Congresso. A declaração conjunta é uma lista de propósitos genéricos em matéria ambiental, comercial, de “trabalhar em conjunto para fortalecer as instituições democráticas” e “coordenar em temas como inclusão social e direitos trabalhistas, igualdade de gênero, equidade e justiça racial, e proteção da direitos das pessoas LGBTQI+”. Nenhuma declaração expressa sobre os governos ditatoriais do continente foi feita durante a reunião.

Por certo. Chamou a atenção a ausência da primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, quando o marido recebeu o casal presidencial brasileiro.

*****

Para que não restassem dúvidas sobre as tendências políticas de Lula, antes de comparecer à sua nomeação na Casa Branca, o brasileiro, que estava hospedado na presidencial Blair House, realizou duas atividades nas quais manteve encontros com figuras da esquerda radical do Partido Democrata . O primeiro a chegar à residência presidencial “Blair House” foi o senador Bernie Sanders que, após deixar o encontro, falou à imprensa e afirmou que com Lula pretende “fortalecer as bases democráticas não só no Brasil e nos Estados Unidos, mas em todo o o mundo“. Sanders equiparou Donald Trump a Jair Bolsonaro, chamando-os de “extremistas de direita”.

Depois de conversar com Sanders, Lula já tinha certeza de que atacar Jair Bolsonaro antes de Biden lhe renderia a simpatia do inquilino da Casa Branca. Durante a sessão de fotos no Salão Oval, diante da imprensa, antes da reunião de trabalho, Lula da Silva reclamou com Biden sobre seu antecessor Bolsonaro: “O senhor sabe, senhor presidente, que o Brasil se marginalizou por quatro anos. O ex-presidente não gostava de manter relações internacionais com nenhum país. Seu mundo começava e terminava com notícias falsas, de manhã, à tarde e à noite. Parece que ele desprezava as relações internacionais “… Biden o interrompe e diz “Parece familiar” e riu. Lula tornou fácil para Biden atacar Trump.

*****

O Grupo de Puebla , organização continental de esquerda criada em 2019, colocou vários de seus membros fundadores em cargos de destaque no novo governo brasileiro.

Lula da Silva participou da fundação do Grupo, à revelia, da confortável sala onde cumpria pena por corrupção. Com sua chegada à Presidência da República no dia 01JAN2023, o Grupo de Puebla conta com membros e associados  à frente dos governos da Argentina, Chile, Bolívia, Brasil, Colômbia e México, além de fazer parte da aliança governamental na Espanha.

*****

O ex-chanceler Celso Nunez Amorim, fundador do Grupo de Puebla e representante de Lula no exterior nos últimos anos, foi nomeado “assessor-chefe da Assessoria Especial” do Palácio do Planalto, de onde ficará encarregado de continuar atuando como assessor direto e operadora internacional de Lula. Acostumado a dirigir uma diplomacia paralela ao Itamaraty, Lula passou essa responsabilidade para Amorim, que tem sua própria rede de relações político-diplomáticas. Durante a visita de Lula a Buenos Aires, de 23 a 24JAN23, onde o brasileiro manteve múltiplas reuniões massivas e privadas com parceiros políticos de vários países, foi Amorim e não o chanceler Mauro Vieira quem acompanhou o presidente. Durante a visita a Washington também esteve presente Amorim, atuando na prática como segundo ministro das Relações Exteriores. Na foto oficial do encontro Lula-Sanders, Amorim posou à direita de Lula.

A política externa do governo Lula está claramente ligada ao Grupo de Puebla através da Amorim.

******

Os membros fundadores do Grupo de Puebla assumiram o controle do aparato econômico-financeiro do Estado brasileiro. Fernando Haddad, que foi ministro da Educação de Lula por sete anos e candidato à presidência em 2018 devido à impossibilidade de libertar o preso Lula, agora é ministro da Fazenda. Da definição da política econômica ao controle de todo o aparato financeiro do Estado, incluindo a importante rede de bancos públicos, está agora nas mãos do economista Haddad.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, braço financeiro do Brasil para o financiamento de empresas, que foi usado massivamente pelos governos do PT para beneficiar construtoras brasileiras e governos estrangeiros de esquerda, também foi colocado sob o controle direto do Grupo de Puebla. O economista Aloizio Mercadante, fundador do PT em 1980 e do Grupo Puebla, foi nomeado presidente do BNDES. Mercadante é, juntamente com o colombiano Ernesto Samper Pizano, um dos quatro membros do “Conselho Político” do Grupo Puebla.

A Advogada Carol Proner ativista judicial, membro do Prerrogativas, funadora do Grupo de Puebla e assessora do presidente do BNDES

A advogada Carol Proner, esposa do cantor e compositor Chico Buarque e fundadora do Grupo Puebla, foi nomeada “Conselheira para Assuntos Internacionais” do BNDES. Proner junto com o espanhol Baltazar Garzón, entre outros, é membro do “Conselho Latino-Americano de Justiça e Democracia”, órgão do Grupo encarregado de prestar assistência jurídica aos membros e associados do próprio grupo.

A colonização do aparato financeiro internacional do governo brasileiro é particularmente relevante para o Grupo Puebla. Lula já anunciou que o BNDES voltará a conceder empréstimos a construtoras brasileiras para fazerem obras em países da região, ou seja, em favor de governos aliados politicamente. O argentino Alberto Fernández, também fundador do Grupo Puebla, quer que o BNDES financie um gasoduto. A hondurenha Xiomara Castro, esposa do fundador do Grupo de Puebla, Manuel Zelaya, quer que o BNDES financie um projeto de barragem.

Para os propósitos do governo dos Estados Unidos, não há nenhum governo reconhecido na Venezuela . Embora o governo Biden mantenha sua posição de considerar a diminuta Assembleia Nacional eleita em 2015 como a única instituição democraticamente eleita na Venezuela, também não a aceita como um hipotético “governo parlamentar”.

*******

Em 30DEZ2022, três dos quatro partidos que serviam de base de sustentação ao “governo provisório” encabeçado por Juan Guaidó como presidente da Assembleia Nacional, optaram por eleger uma nova direção. Simultaneamente, concordaram em dissolver o “governo provisório” e anular todas as nomeações feitas por Guaidó, afetando diretamente o aparato de relações internacionais. A decisão de acabar com o “governo provisório” foi mobilizada por vários líderes da oposição que viam Guaidó como um concorrente diante das incertas eleições presidenciais de 2024.

******

Os partidos da oposição venezuelana mantêm contato permanente com porta-vozes do governo dos Estados Unidos, especialmente com o embaixador James Story, que desde Bogotá atua como chefe do Escritório Externo dos Estados Unidos para a Venezuela. Versões circulando em Washington e Caracas sugerem que um ou mais funcionários do alto governo dos EUA teria garantido que, se o plano para acabar com o “governo interino” prosperasse, o reconhecimento da Assembleia Nacional e dos designados para representá-la em Washington continuaria. Os conspiradores contra Guaidó supunham (ou queriam supor) que se manteria o status existente nas relações formais entre o “governo provisório” e a Casa Branca.

*****

A decisão de 30DEZ2022 foi particularmente impactante no caso das relações com os EUA, principal financiador estrangeiro da oposição venezuelana em termos de apoio político, financiamento e proteção patrimonial. Carlos Vecchio teve o reconhecimento oficial do governo dos Estados Unidos, como Embaixador da Venezuela, desde que Donald Trump recebeu suas credenciais diplomáticas em cerimônia solene na Casa Branca no dia 08ABR2019. Após a decisão da Assembleia Nacional de removê-lo de suas funções, Vecchio comunicou ao Departamento de Estado o fim de sua missão em Washington, cumprindo assim sua última atividade oficial. Enquanto isso, chegou a informação de Caracas sobre a nomeação de um “representante” do governo dos Estados Unidos chamado Fernando Blasi. A Assembleia Nacional decidiu nomear uma diretoria com três parlamentares que estão fora da Venezuela como exilados e que presidem uma espécie de “governo legislativo”. Por sua vez, a AN nomeou uma “comissão para a administração e protecção do património do país no exterior” da qual Blasi faz parte e uma “comissão das relações exteriores”.

*****

No dia 01FEV2023, tanto Vecchio como o agora ex-representante permanente da Venezuela junto à OEA, Embaixador Gustavo Tarre Briceño, ambos destituídos do cargo pela AN, entregaram Blasi às instalações oficiais em Washington. Posteriormente, o Departamento de Estado teria notificado o representante do “governo legislativo” da posição oficial dos Estados Unidos sobre não lhe conceder o status de representante diplomático da Venezuela. Uma primeira consequência foi a exigência do governo dos Estados Unidos a Blasi de entregar os prédios que o Estado venezuelano possui em Washington como sede de sua Embaixada, a residência oficial do Embaixador e a residência do representante permanente junto à OEA. Em 03FEV2023 o governo dos Estados Unidos teria tomado posse dos prédios venezuelanos, com base na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Esta convenção, em vigor desde 1964, estabelece que “em caso de ruptura das relações diplomáticas entre dois Estados, ou de cessação permanente ou temporária de uma missão, o Estado acreditado estará obrigado a respeitar e proteger (…) instalações da missão, bem como seus bens e arquivos”. Em suma, para os fins do Departamento de Estado, não há missão diplomática venezuelana nos Estados Unidos porque não há governo que represente o Estado venezuelano que possa credenciar diplomatas na Casa Branca.

No caso da OEA, a situação foi expressamente explicada por Tarre Briceño em texto publicado em 10FEV2023: “Esta circunstância [desaparecimento do governo interino] é de especial importância, pois o artigo 80 da Carta da Organização dos Estados Americanos estabelece que seu Conselho Permanente é integrado por “um representante de cada Estado membro, especialmente nomeado pelo respectivo governo”. Como não há governo na Venezuela, não pode haver um representante permanente perante a OEA.

O impacto da inexistência de um governo na Venezuela reconhecido pelos EUA (e pelo Reino Unido!) está criando novas condições para que os credores do Estado venezuelano avancem sobre os ativos da República localizados no exterior. Donos de títulos da dívida pública venezuelana e consórcios internacionais que se sentem prejudicados patrimonialmente pelo chavismo estão em busca de ativos como o da petrolífera Citgo, que só continua amparada por decisão política dos governos dos Estados Unidos com bases jurídicas difíceis de se prolongar por muito tempo .

*****

Evo Morales está promovendo a derrubada de seu colega de partido e presidente da Bolívia, Luis Arce Catacora. Vários dirigentes do MAS deram conta, nas últimas semanas, das instruções dadas por Morales em várias reuniões partidárias para que seus militantes realizem ações de protesto contra o governo de Arce. Morales, que aspirava a atuar como uma espécie de co-governante, mantém uma luta interna pelo controle do partido. Do governo surgiu uma “ala renovadora” encabeçada pelo vice-presidente David Choquehuanca que pretende afastar a liderança de Morales. Choquehuanca foi ministro das Relações Exteriores do governo Morales e atuou como secretário-geral do grupo de governos castro-chavistas ALBA.

Morales pretende impedir a reeleição de Arce ou a nomeação de Choquehuanca para as eleições presidenciais do distante 2025. Morales já foi visto em 09FEV2023 com uma camisa que anuncia uma nova presidência no período 2025-2030.

O confronto entre Morales e Arce começa a criar atritos dentro da aliança continental castro-chavista.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter