General Zaluzhnyi: O desenho da guerra mudou

O General Zaluzhnyi, comandante-chefe das Forças Armadas Ucranianas, publicou um artigo de opinião na @CNN. Não cobre a suaa possível demissão, mas explora importantes dimensões estratégicas da guerra no futuro. Existem vários temas importantes.

DefesaNet apresenta uma coletânea dos principais pontos anotados por Mick Ryan  (@warinthefuture) https://twitter.com/WarintheFuture . A íntegra do ensaio do General Zaluzhnyi é publicada abaixo em PDF

General Zaluzhnyi: O desenho da guerra mudou
Chefe do exército da Ucrânia

2/ O primeiro tema é “entenda a guerra em que você está”. Isto não é vital apenas no início de uma guerra, mas também durante todo o processo. À medida que o carácter de um conflito evolui, como este evoluiu, as organizações militares devem adaptar as suas tácticas, organizações e estratégias.

3/ Escusado será dizer que, à medida que esta compreensão do carácter da guerra muda, o mesmo acontece com a teoria da vitória. Como observa Zaluzhnyi, “a vitória precisa de uma estratégia única e segue uma lógica única”.

4/ Outro tema é a sua crença de que os sistemas não tripulados, em todos os domínios, estão mudando fundamentalmente o caráter da guerra. Isto é semelhante às suas opiniões expressas no seu artigo de 9 páginas publicado no final de 2023 na The Economistr.

5/ O próximo tema é “autossuficiência”. Ele descreve como “devemos enfrentar uma redução no apoio militar dos principais aliados”. Isto está  impulsionando um avanço na produção de defesa local. Duvido que isso signifique autossuficiência total.

6/ O próximo tema trata da atual assimetria quantitativa de pessoal. Ele se refere ao debate de mobilização em curso na Ucrânia.

7/ Outro tema é a batalha de adaptação. Ele observa que “devemos encontrar constantemente novas formas e novas capacidades que nos ajudem a obter vantagem sobre o inimigo”. Isto tem implicações individuais e institucionais, mas também é necessário aos níveis táctico, operacional e estratégico.

8/ Relacionado a isto está o tema da necessidade de novos conceitos de combate. Isso já é evidente há algum tempo. Zaluzhnyi explora como as novas redes de sensores, os drones, os ataques de longo alcance e a necessidade de preservar as pessoas e o poder de combate devem impulsionar o desenvolvimento de novos conceitos operacionais.

9/ Para uma visão detalhada deste tópico específico, consulte este artigo recente sobre os principais problemas operacionais que a Ucrânia precisa resolver em 2024.
Mobilizar a capacidade intelectual ocidental para apoiar a Ucrânia
Parte 2: Os cinco grandes problemas operacionais a serem resolvidos em 2024
Mobilising Western Intellectual Capacity to Support Ukraine

10/ Juntos, estes temas estabelecem as bases para a Ucrânia adaptar a sua estratégia em 2024. Os elementos-chave incluirão:
1. maior ênfase no ataque e na degradação da capacidade económica inimiga;
2. novos conceitos táticos e estratégicos, apoiados por novas lideranças e regimes de treinamento…

11/ 3. Novas construções organizacionais para combate e outras funções que maximizem a capacidade dos sistemas não tripulados e reduzam o risco de baixas humanas em massa. Isto requer repensar totalmente o equilíbrio nas equipes de IA humano-máquina. Isto tem enormes implicações de treinamento.

12/ 4. Resolver os estrangulamentos burocráticos nas forças armadas, no governo e na indústria para acelerar a aprendizagem, a adaptação e o desenvolvimento e absorção de tecnologia a todos os níveis. Parte disto é aumentar a produção de produtos básicos, incluindo munições.

13/ 5. Um maior foco numa “estratégia de imposição de custos” contra a Rússia em 2024 que maximize a agonia sentida pelos russos (a todos os níveis) ao mesmo tempo que reconstitui/emprega de forma diferente o poder de combate ucraniano.

14/ Em suma, este é um apelo às armas para empreender o difícil, mas necessário revigoramento intelectual da estratégia e dos assuntos militares ucranianos em 2024. Todas as partes do poder de combate ucraniano – físico, intelectual e moral – devem adaptar-se para aproveitar as lições do últimos 2 anos.

15/ Este esforço deverá prejudicar a Rússia e construir uma versão diferente do “poder de combate” ucraniano em 2024, a fim de retomar operações ofensivas mais complexas e de maior escala em 2025.

Fim. @CinC_AFU

ON THE MODERN DESIGN OF MILITARY OPERATIONS IN THE RUSSO-UKRAINIAN WAR:
IN THE FIGHT FOR THE INITIATIVE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter