BR-AR – Exército Brasileiro avança rumo à Argentina

Cerca de 260 militares e 84 viaturas do Exército Brasileiro atravessarão o Rio Uruguai unindo-se a militares argentinos para a Operação Guarani. A atividade é um exercício militar conjunto realizado entre os exércitos dos dois países, que acontecerá entre os dias 23 e 30 de junho, na  região de Apóstoles, na Província de Missiones, na República Argentina. Durante este período, a rivalidade no esporte dará lugar a busca por objetivos em comum, como estreitar laços de amizade, confiança e cooperação entre os Exércitos dos dois países.

As reuniões entre representantes dos dois países tiveram início em julho de 2011. Após confirmada a autorização do Congresso Nacional Argentino para a entrada de tropa brasileira em seu território, iniciou-se a mobilização.

A Operação será um marco na cooperação entre os dois Exércitos, pois é, desde o século XIX, o primeiro exercício combinado ambientado num quadro de guerra convencional.

Da parte do Exército Argentino, participarão o 30º Batalhão de Infantaria de Monte e três Companhias de Caçadores da Brigada de Infantaria de Monte nº XII, e por parte do Exército Brasileiro será empregado um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Além de aproximar os Exércitos, a Operação Guarani também visa a proporcionar o intercâmbio de experiências na produção de planos e ordens, estimular a utilização de múltiplos recursos  e trabalho conjunto na execução de operações combinadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter