Eurosatory: Atech apresenta soluções inovadoras para sistemas de defesa e segurança complexos

Empresa do Grupo Embraer destaca em Paris sua expertise em desenvolvimento e integração de sistemas para operações nos domínios terrestre, aéreo, marítimo e cibernético

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participará da Eurosatory 2024, um dos maiores eventos internacionais de defesa e segurança, que será realizado de 17 a 21 de junho em Paris, na França. No Estande J214-5A, a empresa apresentará seu portfólio de soluções tecnológicas para operações nos domínios terrestre, aéreo, marítimo e cibernético. 

A Atech é reconhecida internacionalmente por sua expertise em desenvolvimento e integração de sistemas para missões críticas e de apoio à tomada de decisão. Na Eurosatory 2024, a empresa destacará os produtos da família Arkhe Integrated Systems, com soluções em sistemas de comando e controle (C4ISR), inteligência, missão e combate, cibersegurança e treinamento.

Os produtos Arkhe são modulares, escaláveis e personalizáveis, atendendo às diversas necessidades do setor de defesa e segurança. Isso garante uma integração eficiente de diferentes sistemas e sensores, inclusive sistemas legados de diferentes fornecedores.

A Atech também oferece treinamento e suporte contínuo para todos os seus produtos, assegurando que os clientes recebam capacitação e transferência de conhecimento, inclusive para suporte de terceiros, por meio da Arkhe Academy.

“O portfólio Arkhe reflete o compromisso da Atech com a inovação e a excelência, oferecendo soluções robustas que atendem às necessidades específicas de cada cliente, e contribuindo para a proteção de infraestruturas críticas e o fortalecimento da soberania tecnológica de nossos parceiros”, disse Vinicius Meng, Diretor de Negócios Internacionais – Defesa.

Todas as soluções da Atech são desenvolvidas com medidas de cibersegurança, garantindo proteção integral contra ameaças digitais. A Atech, reconhecida internacionalmente por sua expertise em segurança cibernética, participa anualmente do exercício global Locked Shields da OTAN, demonstrando sua capacidade de proteger infraestruturas críticas.

Entre os produtos da família Arkhe que serão destacados na Eurosatory 2024, estão:

  • Comando e Controle
    Planejamento, vigilância e ações integradas, auxiliando a cadeia de comando no processo de tomada de decisões.
  • Missão e Combate
    Soluções embarcadas de comando e controle para emprego tático de forças militares e de segurança pública, integrando sensores e armamentos.
  • Inteligência
    Soluções para coleta, processamento, análise e disponibilização de dados, com o objetivo de criar consciência situacional com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial.
  • Academia
    Centro de excelência em treinamento, para a formação e manutenção das doutrinas de emprego militar.
  • Cyber
    Soluções de cibersegurança, proporcionando integridade e disponibilidade das informações. 


Expertise reconhecida

No Brasil, a Atech participa dos principais programas estratégicos da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. 

Em parceria com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), a empresa é responsável pelo desenvolvimento e evolução dos principais sistemas de defesa aérea e gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) do país. Ainda no domínio aéreo, podemos destacar o desenvolvimento dos sistemas de comando e controle e suporte à missão para a aeronave E-99M AEW, o novo Gripen-NG e o KC-390, entre outros.

Para a Marinha do Brasil, a Atech desenvolve soluções inovadoras completas para sistemas navais complexos. Dentre as soluções desenvolvidas, estão o CMS (Combat Management System) e o IPMS (Integrated Platform Management System) para as Fragatas Classe Tamandaré, além do N-TDMS (Naval Tactical Data Management System) para a versão operacional do helicóptero Super Cougar (H225M). A empresa também está desenvolvendo sistemas de instrumentação e controle nuclear para propulsão nuclear.

No mercado internacional, as soluções da Atech estão presentes na América Latina, na África e na Ásia. Na Mauritânia, por exemplo, a Atech desenvolveu e implantou um programa de vigilância aérea e terrestre que inclui Centros C3I (Command, Control, Communications, and Intelligence) fixos e móveis integrados a uma academia de treinamento, e um sistema backup para o controle de tráfego aéreo. Já para a Índia, a Atech implementou o Skyflow (ATFM) e o Leo (IFPS) totalmente adaptados às necessidades específicas do país e em conformidade com as normas Eurocontrol.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter