Centenário da Escola de Educação Física do Exército é comemorado no Rio de Janeiro

Rízia Rocha

Nesta quinta-feira (10), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou a comemoração do centenário da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Vice-Presidente da República, General de Exército Hamilton Mourão, presidiu a solenidade, ao lado do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do titular da pasta Defesa.

Fundada em 1922, a EsEFEX está presente em todo o território brasileiro e tem o objetivo de formar o profissional militar no curso de educação física. Além de capacitar e avaliar o aluno, a instituição mantém e recupera os padrões de desempenho físico dos militares, colabora na prevenção de doenças crônicas, realiza pesquisas, promove competições e treina equipes esportivas, a fim de contribuir para a operacionalidade e para a saúde da Força Terrestre.

Atualmente, a escola já formou 3.588 oficiais instrutores de educação física, 4.380 sargentos monitores, 251 médicos especialistas em medicina esportiva e 182 mestres d’Armas (esgrima). Dentre os formados, constam 175 civis e 213 estrangeiros de 16 nacionalidades.

Cenário Nacional

A EsEFEX lançou a primeira revista científica em Educação Física no Brasil; organizou a primeira colônia de férias no Brasil; e criou métodos de treinamento próprios, direcionados ao desenvolvimento e à manutenção da saúde física e mental da tropa. Também, organiza competições esportivas nacionais e internacionais; apoia no treinamento de equipes e de atletas militares e civis; colabora com universidades, federações, confederações e associações; além de servir como centro de treinamento de excelência para os Jogos Mundiais Militares, para a copa do mundo e para as olimpíadas.

Estiveram presentes no evento autoridades militares do Exército, da Marinha e do poder legislativo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter