Exército assina contrato de licenciamento de simulador de operações cibernéticas

O Comando do Exército, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e por meio do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, assinaram o Contrato de Licenciamento do Programa de Computador Simulador de Operações Cibernéticas (SIMOC).

A assinatura foi realizada no dia 14 de julho, no Salão de Honra do DCT, localizado do Quartel-General do Exército. O simulador é uma ferramenta para treinar militares combatentes do espaço digital e será empregado pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx), inclusive na formação dos alunos do Curso de Guerra Cibernética do Exército Brasileiro.

A utilização do SIMOC apresenta, dentre diversas vantagens, possibilidade de criar diversos tipos de simulações (exercícios); reúso de elementos (objetos, eventos, métricas etc); criação de redes mistas, contendo segmentos virtuais e segmentos de rede reais; variedade de funcionalidades que apoiam o instrutor durante as simulações.

A ferramenta também possibilita ao instrutor pausar a simulação, adiantar, repetir uma situação, mudar parte do cenário e modificar o nível de dificuldade do exercício.

O simulador também pode ser acessado remotamente, permitindo a realização de treinamento de militares em diferentes localidades. Participaram da solenidade o Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do DCT, General de Divisão Carlos Alberto Dahmer; o Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica, General de Brigada Ivan de Sousa Corrêa Filho; o Ordenador de Despesas do DCT, Tenente-Coronel Ibernom dos Santos, e o representante da Rust Consultoria em Engenharia LTDA, Eduardo Rust da Costa Carmo. O evento restringiu o público devido aos protocolos sanitários.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter