COBERTURA ESPECIAL - Cyberwar - Segurança

30 de Setembro, 2020 - 10:30 ( Brasília )

ADF e JID realizam a II Conferência de Defesa Cibernética

Para avançar na cooperação hemisférica em segurança cibernética para as Américas

A Fundação Interamericana de Defesa (IADF da sigla em inglês) e a Junta Interamericana de Defesa (JID), com o apoio do Governo do Canadá, realizaram, em 28 e 29 de setembro, sua II Conferência de Defesa Cibernética para criar uma estrutura para a cooperação hemisférica em defesa cibernética.

A II Conferência de Defesa Cibernética reuniu mais de 800 autoridades militares, governamentais, acadêmicas e do setor privado de alto nível para permitir uma melhor cooperação cibernética nas Américas. Autoridades de 29 países do Hemisfério Ocidental participaram virtualmente para alcançar um progresso unificado na defesa contra ameaças cibernéticas. Outras organizações participantes foram a OTAN, o Fórum Econômico Mundial, a INTERPOL e a ONU.
 
O Tenente General Luciano Penna, presidente do Conselho Interamericano de Defesa; o Almirante Craig S. Faller, comandante do Comando Sul dos Estados Unidos; e Jennifer Loten, CEO do Bureau de Crime Internacional e Terrorismo, Global Affairs Canada, abriram o evento. O General Paul Nakasone, comandante do Comando Cibernético dos Estados Unidos, apresentou a sessão plenária intitulada "Cumprimento da Missão no Novo Normal". O Subsecretário de Defesa para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Gabinete do Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Sergio de la Peña, e o Subsecretário de Defesa para Política Cibernética do Gabinete do Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Thomas C. Wingfield, lideraram um painel sobre como aumentar a resiliência cibernética no Hemisfério Ocidental.
 
Realizada virtualmente, a conferência de 2020 revisou e expandiu os principais tópicos delineados na primeira conferência para continuar a promover discussões multilaterais, bilaterais e nacionais de defesa cibernética. Essas discussões têm como objetivo informar a estratégia e a tomada de decisões nos mais altos níveis do Hemisfério Ocidental e construir uma abordagem de defesa cibernética coletiva.
 
Os principais objetivos da conferência incluem:
 
  1. Fortalecer as estratégias de defesa cibernética e a capacidade de resposta no Hemisfério Ocidental;
  2. Melhorar a colaboração, a comunicação e o compartilhamento de informações dentro e entre instituições militares e governos nas Américas;
  3. Promover interesses multilaterais;
  4. Fortalecer relacionamentos e promover o aprendizado; e
  5. Apoiar o estabelecimento da estrutura para cooperação em defesa cibernética nas Américas.
 
“A defesa cibernética representa ao mesmo tempo a maior ameaça e também a maior oportunidade de cooperação no Hemisfério Ocidental, e a IADF e a JID continuarão a atuar como um catalisador para fortalecer relacionamentos, promover interesses multilaterais, compartilhar melhores práticas e aprender de aliados e parceiros”, disse o Tenente-General Luciano José Penna, Presidente da Junta Interamericana de Defesa. “Como parte do nosso Programa de Defesa Cibernética, a conferência 2020 busca encorajar a colaboração para reforçar as capacidades de defesa cibernética e promover a segurança regional inclusiva.”
 
O Governo do Canadá e o Comando Sul dos EUA também reiteraram a importância de trabalhar com parceiros e aliados em todo o Hemisfério Ocidental, afirmando que a segurança cibernética é um esporte de equipe.
 
“As autoridades hemisféricas têm a responsabilidade coletiva de colaborar na defesa cibernética hemisférica”, disse Marc Asturias, VP de Marketing, Comunicações, Relações Públicas e Assuntos Governamentais da Fortinet e palestrante do evento. “Os fóruns colaborativos, como a Conferência de Defesa Cibernética da IADF, permitem que líderes militares, civis e da indústria em toda a região compartilhem percepções únicas e desenvolvam estratégias coletivas para lidar com ameaças cibernéticas, que é um dos maiores desafios à segurança na era digital de hoje.”
 
Um relatório completo da II Conferência de Defesa Cibernética estará disponível no site da IADF: https://www.iadfoundation.org/.

VEJA MAIS