Comitiva acompanha exercício inédito do Exército Brasileiro nos EUA

English Version

Uma comitiva brasileira de autoridades acompanhou de perto, em Fort Polk, nos Estados Unidos, parte do Exercício Culminating, exercício combinado inédito realizado entre os exércitos Brasileiro e dos Estados Unidos. Com participação de 172 militares da Companhia de Fuzileiros Paraquedistas do Exército Brasileiro, a atividade é realizada após dois anos de intenso treinamento.

Integraram a comitiva brasileira o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo; o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Affonso da Costa; e o Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Brigada Helder Braga. As autoridades foram recebidas pelo Comandante do Comando do Sul dos EUA, Almirante Craig Faller; e pelo Comandante-Geral das Forças do Exército dos Estados Unidos, General Michael Garrett.

Durante a visita da comitiva, as autoridades dirigiram-se aos paraquedistas e ressaltaram a importância do momento vivido por eles e a parceria entre os dois países. O Ministro da Defesa relembrou a II Guerra Mundial, quando a Força Expedicionária Brasileira ombreou com os americanos, nos campos da Itália, contra o nazifascismo. Ao falar com a tropa brasileira, o Almirante Craig Faller ressaltou a confiança na liderança e na habilidade do combatente brasileiro.

 

Já o Comandante Militar do Leste assinalou a participação dos paraquedistas brasileiros no exercício como uma chance ímpar de capacitar os militares. “É a oportunidade de treinarmos juntos com equipamentos de primeira linha e, com isso, aumentar a capacidade de nossos soldados”, afirmou. O Chefe do Preparo da Força Terrestre, por sua vez, explicou que esse exercício abre portas para novos exercícios similares. “Já estamos em tratativas adiantadas, de maneira que tenhamos, a cada dois anos, a partir deste ano inclusive, um exercício internacional de tropas das nossas Forças de Prontidão no território americano e, também, da mesma forma, do exército dos EUA no Brasil’, revelou.

As autoridades acompanharam o salto noturno dos paraquedistas, que foram lançados pela aeronave brasileira KC-390 Millennium. Após o salto, os militares realizaram uma marcha para o combate e conquistaram a fictícia Vila Pennsylvania, protegendo a população local contra o inimigo. O Comandante da Companhia brasileira do Exercício Culminating, Capitão Marcus Vinicius Falcão, explicou que, para se preparar para o exercício, a companhia realizou oito treinamentos de nível companhia, voltados para as atividades que eles realizariam durante o Exercício Culminating.

 

O Exercício Culminating é a última fase de um intercâmbio realizado entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos. Nessa etapa, militares da Brigada Paraquedista brasileira enquadram-se em um batalhão de uma brigada da 82ª Airborne Division. A atividade é um treinamento com elevada simulação de combate e aplicação de modernas técnicas de simulação dos exercícios para operações reais que uma Grande Unidade militar (Brigada) pode realizar. O exercício combinado teve início no dia 3 de janeiro e termina dia 22 de fevereiro, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, nos Estados Unidos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter