US Army visita o SENAI CIMATEC em busca de parceria tecnológica para as áreas de Segurança e Defesa

 

 

O diretor das Américas do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos Estados Unidos (DEVCOM – Américas), Harry DuRette, e a diretora do escritório de tecnologia e inovação do DEVCOM no Brasil, Rosa Santoni, conheceram, nesta terça-feira (18.01), as instalações do SENAI CIMATEC.

Na sede, localizada no bairro de Piatã, em Salvador, eles visitaram o Centro de Defesa e Segurança, os Centros de Robótica e Computação Quântica, e estiveram também no Laboratório de Pesquisas Aeronáuticas e no Laboratório de Ensaios Balísticos. O diretor do DEVCOM – Américas, Harry DuRette, disse que “o que mais impressiona é o tamanho das instalações, que abarcam muitas competências.

É uma boa demonstração da ciência e tecnologia brasileiras. E a capacidade de crescimento nessas áreas é o que vejo como o aspecto mais promissor para o avanço da nossa parceria”.

Esta é a segunda visita de representantes do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos Estados Unidos ao SENAI CIMATEC. O Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro participaram da primeira visita em 2020 e apoiam a aproximação entre o SENAI CIMATEC e centro de pesquisa do Exército Americano.

Esta segunda reunião marca um avanço no interesse de cooperação acadêmica e tecnológica entre os laboratórios de pesquisa do Exército dos Estados Unidos e o SENAI CIMATEC.  Milton Deiró, pesquisador do Centro de Defesa e Segurança do SENAI CIMATEC, afirma que “já existem algumas áreas mapeadas de interesse comum, entre elas a computação quântica.

Eles têm parte da expertise, nós temos parte da expertise, e essa união de forças vem em um momento extremamente importante para que a gente consiga avançar no desenvolvimento dessas tecnologias dos dois lados”.

Os representantes do Exército dos Estados Unidos também visitaram o CIMATEC Park, complexo tecnológico e industrial do SENAI CIMATEC, localizado em uma área de 4 milhões de metros quadrados no Polo Industrial de Camaçari.

O gerente do Centro de Defesa e Segurança do SENAI CIMATEC, Tarso Nogueira, disse que “já foram submetidos seis propostas de projetos para avaliação do DEVCOM para que a gente possa, nos próximos meses, conduzir alguns desses projetos com eles. E, quem sabe, em breve, possamos ter um intercâmbio de equipes aqui do SENAI CIMATEC com os laboratórios que formam a rede dentro das Forças Armadas Americanas”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter