COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Suécia - Defesa

27 de Outubro, 2021 - 07:00 ( Brasília )

SAAB apresenta resultado de janeiro a setembro de 2021


Em relatório trimestral, SAAB apresenta resultados de janeiro a setembro de 2021. No período, a empresa registrou uma carteira de pedidos forte para crescimento contínuo.

Destaques do 3º trimestre de 2021:

• Forte volume de pedidos totalizando SEK 15.605 milhões, aumento de 54%, provenientes da Suécia e do restante da Europa. Carteira de pedidos totalizando SEK 105 bilhões (95).

• Crescimento de 32% da receita de vendas, para SEK 7.992 milhões, impulsionado pela intensa atividade do setor de defesa. No 3º trimestre de 2020, foram feitos ajustes na estimativa de projetos no valor de SEK -1,5 bilhões. Considerando esse efeito, o crescimento da receita de vendas foi de 6%.

• EBITDA de SEK 977 milhões (-314), com margem de 12,2%, representando uma melhora em relação ao EBITDA ajustado de SEK 794 milhões e margem ajustada de 10,5% no 3T20.

• A receita operacional atingiu SEK 500 milhões (-663), acompanhada de margem operacional de 6,3%, um avanço em relação à receita operacional ajustada de SEK 445 milhões e margem ajustada de 5,9% do 3º trimestre de 2020.

• Fluxo de caixa operacional de SEK -1.238 milhões (-363) no terceiro trimestre e de SEK 1.754 milhões (-128) nos primeiros nove meses de 2021.

• Nova estrutura organizacional, com quatro áreas de negócio, em vigor a partir de 1° de julho de 2021.

• A SAAB aderiu à iniciativa "Race to Zero" para redução do impacto climático e adotou a meta de longo prazo de zero emissões líquidas até 2050.

Declaração de Micael Johansson, presidente e CEO da SAAB:

Carteira de pedidos forte para crescimento contínuo

A SAAB continuou a conquistar contratos importantes e encerrou mais um trimestre com crescimento. O número de pedidos aumentou 54% no terceiro trimestre e 29% nos primeiros nove meses de 2021. É com entusiasmo que vejo o crescimento dos pedidos na Suécia, no restante da Europa e nos EUA, o que fortalece ainda mais a posição da SAAB em mercados relevantes.

Nossa carteira de pedidos atualmente é de SEK 150 bilhões, o que salienta a solidez do nosso portfólio e a capacidade das nossas cinco áreas principais. Com a abertura em outubro da nova planta nos EUA, em West Lafayette, Indiana, a SAAB deu um passo importante em sua expansão internacional.

A receita de vendas registrou aumento de 32% no 3º trimestre de 2021. No 3º trimestre de 2020, houve ajustes na estimativa de projetos no valor de SEK -1,5 bilhão. Considerando esse efeito, o aumento da receita de vendas foi de 6%.

Esse resultado refletiu a sólida execução de projetos no setor de defesa, parcialmente compensada pelo fraco desempenho das vendas no setor de aviação civil, que continuaram a cair no trimestre. Nos primeiros nove meses do ano, a receita de vendas cresceu 19% e 11% em relação à receita de vendas ajustada no mesmo período de 2020.

O melhor desempenho das vendas contribuiu positivamente para o EBITDA do trimestre, que avançou 23% em relação ao EBITDA ajustado do 3º trimestre de 2020. A margem EBITDA foi de 12,2%.

A receita operacional cresceu 12% no trimestre em relação à ajustada do ano anterior, com a margem avançando de 5,9% para 6,3%. Esse resultado foi puxado principalmente por Dynamics, bem como Combate em Solo e Treinamento e Simulação. Em Aeronautics, atualmente estamos na última parte da fase EMD (Engenharia, Fabricação e Desenvolvimento) do programa T-7A.

As operações T-7A continuarão tendo impacto negativo na receita até elevarmos a produção em West Lafayette. Em Surveillance, a receita operacional apresentou crescimento em relação a 2020, principalmente devido ao aumento das vendas, parcialmente compensado pelo aumento do custo de amortização. Kockums manteve o crescimento da rentabilidade no trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Embora a sociedade e as empresas estejam voltando ao ritmo normal pós-pandemia, os riscos nas cadeias de fornecimento globais, incluindo a escassez no mercado de componentes eletrônicos, permanecem. Continuamos mantendo um diálogo próximo com nossos fornecedores, a fim de mitigar possíveis efeitos futuros da escassez de suprimentos e garantir a entrega de produtos.

O fluxo de caixa operacional no terceiro trimestre atingiu SEK -1,2 bilhões (-0,4). A redução no fluxo de caixa refletiu um acúmulo temporário de estoque em Dynamics e Surveillance. O fluxo de caixa operacional nos primeiros nove meses do ano foi de SEK 1,8 bilhão (-0,1). Reafirmamos a projeção de fluxo de caixa operacional positivo para o ano todo.

Ao seguirmos em nossa jornada de crescimento, somos guiados por nosso objetivo e compromisso exemplar com a sustentabilidade, a fim de ajudar os países a manterem suas populações e a sociedade seguras. Isso está em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, das Nações Unidas, pela paz, justiça e por instituições eficazes. Ao contribuirmos para uma sociedade sustentável, é também necessário um foco urgente nos impactos climáticos.

Assim, a SAAB se dedica à redução do impacto climático gerado pelas emissões de suas operações, produtos e em toda a sua cadeia de valor. Durante o trimestre, a SAAB aderiu à iniciativa "Race to Zero", a fim de atingir zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050, estabelecendo Metas Científicas. Esse compromisso representa um passo em nosso esforço para superar os desafios crescentes em relação a sustentabilidade, mudanças climáticas e metas de emissão de carbono. No acumulado do ano, a redução das emissões de carbono (escopos 1 e 2) das operações da SAAB foi de 15%.

Com o fim de algumas restrições relativas à Covid-19, agora temos a oportunidade de nos encontrarmos e interagirmos com nossos clientes novamente. Temos um período animador pela frente, com diversas campanhas de mercado em andamento, incluindo oportunidades para o Gripen, GlobalEye, Combate em Solo e no negócio subaquático. Continuo confiante em nossa capacidade de atingir nossas metas de longo prazo e criar valor sustentável para todos os nossos acionistas.


Destaques econômico-financeiros:



Outras coberturas especiais


Pacífico

Pacífico

Última atualização 01 DEZ, 09:09

MAIS LIDAS

Brasil - Suécia