COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Suécia - Aviação

12 de Dezembro, 2019 - 10:50 ( Brasília )

Comandante da Força Aérea da Suécia visita sede do Comando da Aeronáutica

Major-General Carl-Johan Edström foi recebido pelo Tenente-Brigadeiro Bermudez

Tenente Felipe Bueno E Tenente-Coronel Santana


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quarta-feira (11), o Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Carl-Johan Edström. O encontro, realizado em Brasília (DF), teve por objetivo tratar de assuntos relativos à cooperação entre as Forças Aéreas dos dois países.

Também participaram da visita o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; e o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.

"Juntos vamos desenvolver o caça F-39 Gripen, a espinha dorsal de nossas respectivas Forças, para que se tornem relevantes nos próximos anos", disse o Major-General Johan Edström, ao comentar sobre as capacidades do novo caça.

As Forças Aéreas dos dois países estão envolvidas no Projeto FX-2, que abarca o desenvolvimento da aeronave de caça F-39 Gripen. As atividades conjuntas iniciaram em 2014, com a assinatura do contrato para concepção e produção das aeronaves, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos.

O Comandante da Aeronáutica enalteceu o trabalho em conjunto com a Força Aérea Sueca. "Estou certo de que muitas outras parcerias surgirão e as que já existem se ampliarão, fortalecidas pela proveitosa cooperação e pelos intercâmbios entre nossas Forças Aéreas", disse o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Força Aérea Brasileira é homenageada na Embaixada da Suécia



A Força Aérea Sueca homenageou, nessa terça-feira (10), a Força Aérea Brasileira (FAB), durante um evento realizado na Embaixada da Suécia, em Brasília (DF).

Na ocasião, estavam presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Egito do Amaral; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Junior; o Chefe da Terceira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; o Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã; e o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; além de membros da Embaixada.

Na cerimônia, a Ordem da Estrela do Norte, distinção designada a estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento da Suécia, foi entregue ao ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

O Comandante da Força Aérea da Suécia, Major General Carl-Johan Edström, realizou a entrega da condecoração. “É um privilégio ter a oportunidade de entregar essa comenda para o militar que fez e que fará parte da história de nosso país”, disse o Major General.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, comentou sobre a homenagem. "Estamos honrados em participar desse encontro, pois ao homenagearem o Tenente-Brigadeiro Rossato pelo trabalho que realizou, homenageiam a Força Aérea Brasileira”, disse.

“O recebimento desta Ordem tem um significado muito importante, não só para mim, mas para todos que participaram do processo de aquisição da nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen”, destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Fotos: Soldado Wilhan Campos e Sargento Bianca Viol / CECOMSAER


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Gripen NG Brazil

Gripen NG Brazil

Última atualização 23 OUT, 15:20

MAIS LIDAS

Brasil - Suécia