Rússia e Brasil continuam discutindo compra do sistema de mísseis de defesa aérea Pantsir-S1

Nota DefesaNet

 

Em 2017, DefesaNet publicou: Exclusivo – Brasil Cancela Pantsir S1 Mira o S-300

Mostrava uma mudança de objetivo passando de defesa de ponto para média e grande altitude. Na oportunidade a FAB indicava a busca de um sistema similar ao russo S-300 de grande altitude. Em especial refletindo o impacto da operação dos S-300 pela Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), da Venezuela.

A grande preocupação operacional-estratégica do Brasil no Arco Norte.

A menção do Subdiretor do Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar (FSMTC), Anatoly Punchuk, à Agência TASS, durante a exposição SITDEF no Peru, na semana passada,  tem o foco dos últimos movimentos do próprio presidente Putin em relação ao Brasil.

Durante a Conferência do Clube Valdai (22OUT2021) POutin mencionou: (em referência à participação do Brasil no Conselho de segurança)” Where is Latin America? We definitely need to consider this – a growing giant there such as Brazil.”

No momento em que algumas decisões deverão ser tomadas em Brasília, as peças do xadrez geopolítico mundial começam a serem movimentadas.

Obs – O sistema Pantsir S-1 após um início com performance insuficiente na Síria, em especial contra alvos aéreos de pequenas dimensões como drones e os temidos drones suicidas. Em um esforço tecnológico dos russos para atualizar os sistemas de detecção e de armas para enfrentar as novas ameaças.   

O Editor

 

Matéria da Agência TASS

 

Rússia e Brasil continuam discutindo compra do sistema de mísseis de defesa aérea Pantsir-S1

 

As negociações para a aquisição de sistemas russos de mísseis antiaéreos e canhões pelo país estão em andamento desde 2013. (veja a tag ‘Pantsir” abaixo com uma boa cronologia de matérias descrevendo aas negociações entre o Brasil e a Federação da Rússia)

LIMA, 31 de outubro. / TASS / Rússia e Brasil continuam discutindo a questão da possível compra pelo país latino-americano dos sistemas de mísseis antiaéreos e canhões Pantsir-S1 (ZRPK). O Subdiretor do Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar (FSMTC), Anatoly Punchuk, anunciou isso à TASS durante a exposição internacional de armas SITDEF 2021.

"Atualmente, a questão da aquisição da Pantsir pelo lado brasileiro não foi retirada da agenda e continua a ser discutida", disse Punchuk.

Como observou o vice-chefe do FSMTC, anteriormente o Brasil havia demonstrado interesse em adquirir o sistema de mísseis de defesa aérea Pantsir-C1. “O Brasil estava trabalhando ativamente na questão da aquisição do moderno complexo russo Pantsir-S1. Isso se deu pela necessidade de garantir a segurança de importantes eventos internacionais realizados no país naquela época”, disse Punchuk.

As negociações para a aquisição de sistemas de mísseis de defesa aérea russos pelo Brasil estão em andamento desde 2013. Em maio de 2016, Alexander Fomin, então chefe do FSMTC, anunciou que a Federação Russa estava pronta para fornecer os complexos Pantsir para o Brasil, mas o contrato ainda não havia sido assinado por problemas internos no país.

Os sistemas de mísseis e canhões antiaéreos Pantsir-S1 são capazes de atingir alvos aéreos, terrestres e marítimos com munição de mísseis a várias distâncias a uma altitude de até 15 km. O alcance efetivo de tiro da artilharia chega a 4 km. A cadência de tiro do canhão antiaéreo de 30 mm é de até 5 mil tiros por minuto.

Sistema Pantsir S-1 em manobras com o Exército Russo

 

Matérias Relacionadas

Rússia Afirma que Forças da Síria abateram 72 Mísseis

Michel Temer – Visita a Moscou é Estratégica para o Brasil e a América Latina

Crise política brasileira não deve afetar negociação sobre sistema de defesa russo Pantsir

Brasil oficializa escolha do PANTSIR S1

BR-RU – VII Reunião da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia

Brasil e Rússia estreitam parceria técnico-militar e repassam negociações de artilharia antiaérea

Jaques Wagner: Compra dos Pantsir não é para agora

PANTSIR S1 – Compra pode ser concluída na visita de Dilma à Rússia

Análise: nova geração de sistemas de defesa antiaérea russos

MD recebe dirigente russo para estreitar parceria na área de Defesa

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter