Brasil-Itália – Relações Bilaterais entre Brasil e Itália

O produto “Análise”, destina-se a apresentar eventos correntes ou situações, a fim de contribuir para o entendimento da conjuntura atual.

Trata-se de uma publicação do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) sem periodicidade definida. Esta edição foi elaborada por ocasião da visita do CHEFE DO ESTADO-MAIOR do EXÉRCITO ITALIANO ao BRASIL.

Apresenta-se uma visão geral das áreas de cooperação entre Brasil e Itália, destacando-se a cooperação no campo da Defesa e, particularmente, os entendimentos estabelecidos entre o Exército Brasileiro e o Exército Italiano. Aborda-se, ainda, a participação dos dois países na Missão Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

Na conclusão, são apresentadas considerações gerais acerca das perspectivas para as relações bilaterais entre Brasil e Itália.

As opiniões expressas nesta publicação são de seu autor, não refletem, necessariamente as do CEEEx ou do Exército Brasileiro

Autora Tem Cel DANIELA SCHMITZ WORTMEYER

Oficial do Quadro Complementar de Oficiais da especialidade de Psicologia (EsAEx, 2001), realizou o Curso de Aperfeiçoamento Militar/ Especialização em Conhecimentos Militares (EsAO, 2010) e o Curso de Diplomacia e Defesa (ESG, 2020). É psicóloga e licenciada em Psicologia (FURB, 1999), mestre em Psicologia Social (UERJ, 2007) e doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB, 2017).


Capítulo 1 INTRODUÇÃO e parte do
2 ÁREAS DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PAÍSES

1 INTRODUÇÃO

As relações entre Brasil e Itália possuem longa tradição, caracterizando-se por contínuo diálogo político e intercâmbio em diversas áreas, tais como: econômica, comercial, industrial, financeira, esportiva, cultural, acadêmica, científica e tecnológica, de saúde e de turismo, assim como em matérias de cunho técnico-militar e de defesa.

A proximidade social e cultural entre os países é favorecida pela existência de mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, que constituem a maior comunidade de origem italiana no exterior. Por outro lado, há mais de 100 mil brasileiros residentes na Itália, incluindo os que possuem dupla nacionalidade. É digno de nota, ainda, o intenso fluxo turístico de parte a parte: mais de 300 mil brasileiros visitam a Itália a cada ano e mais de 240 mil italianos visitam o Brasil (Ministério das Relações Exteriores – MRE, 2023; Souza, 2023).

Cabe lembrar que as relações de amizade entre os países foram fortalecidas pelos laços forjados por ocasião da Segunda Guerra Mundial, em que 25.834 homens e mulheres da Força Expedicionária Brasileira (FEB) atuaram ao lado dos Aliados nas últimas fases da Campanha da Itália, contribuindo decisivamente para o restabelecimento da liberdade e da democracia naquele país. Desde as primeiras missões no vale do Serchio, até a sucessão de vitórias em Monte Castello, Castelnuovo, Montese, Collecchio e Fornovo di Taro, os heróis brasileiros destacaram-se pela bravura, resiliência e integridade,  sendo até hoje lembrados com gratidão pela população italiana (Franco, 2021).

No presente ensaio, será apresentada uma visão geral das áreas de cooperação entre Brasil e Itália, destacando-se a cooperação no campo da Defesa e, particularmente, os entendimentos estabelecidos entre o Exército Brasileiro e o Exército Italiano. É abordada, ainda, a participação dos dois países na Missão Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Na conclusão, são apresentadas considerações gerais acerca das perspectivas para as relações bilaterais entre Brasil e Itália.

2 ÁREAS DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PAÍSES

Ao longo dos anos, diversos acordos e convenções bilaterais consubstanciaram as relações ítalo-brasileiras. Mais recentemente, em 2007, houve a assinatura da “Parceria Estratégica Brasil-Itália”, em que os países reiteraram a disposição conjunta de trabalhar em estreita articulação em prol da paz e da segurança internacionais, do respeito aos direitos humanos, do fortalecimento do multilateralismo, da conservação do meio ambiente, do desarmamento e não-proliferação e da promoção do desenvolvimento com justiça social. Os dois países reforçaram, também, seu empenho de ampliar e diversificar o comércio Brasil-Itália, a cooperação industrial e o fluxo de investimentos bilaterais.

Em 2010, a Parceria Estratégica foi reafirmada e instrumentalizada por um Plano de Ação, que definiu 16 (dezesseis) áreas-chave para cooperação entre Brasil e Itália, quais sejam:

I – Diálogo político;

II – Cooperação judiciária;

III – Concertação interregional;

IV – Cooperação em matéria técnico-militar e de defesa;

V – Cooperação na área espacial;

VI – Cooperação econômica, comercial, industrial e financeira;

VII – Cooperação entre pequenas e médias empresas;

VIII – Turismo;

IX – Energia;

X – Cooperação cultural e acadêmica;

XI – Cooperação científica e tecnológica;

XII – Cooperação descentralizada;

XIII – Cooperação trilateral;

XIV – Saúde;

XV – Cooperação esportiva; e

XVI – Ações em benefício das comunidades brasileira e italiana.


Constata-se, portanto, a ampla gama de afinidades e interesses mútuos que caracterizam as relações bilaterais entre os países, que têm sido canalizada para variados tipos de parceria.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter