O “Newton in a Box” é uma iniciativa educacional STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que tem como objetivo levar experiências inovadoras de aprendizado prático aos estudantes do ensino médio de São José dos Campos
Pela primeira vez no Hemisfério Sul, a experiência ficará no SJK Airport, em São José dos Campos
Boeing Brasil
20 Maio 2025
Fotos Lucas Lacaz Ruiz Agência X13, Especial para DefesaNet
São José dos Campos, Brasil, 20 de maio de 2025 — Alunos de escolas públicas e particulares de São José dos Campos terão a oportunidade de experimentar atividades práticas e imersivas de aviação graças ao espaço Newton in a Box, que chega ao Brasil por iniciativa da Boeing e cuja abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (20MAIO2025).
Em colaboração com a ONG norueguesa FIRST Scandinavia, o evento conta com o apoio do Programa Asas para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e do SJK Airport. As atividades começaram no dia 12 de maio e vão até 6 de junho.
O Newton in a Box está equipado com tecnologia de ponta, priorizando o aprendizado prático e experiencial com simuladores de voo e a exploração da aerodinâmica, garantindo que os alunos vivenciem o universo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de forma ativa e memorável – tudo em um único e inesquecível dia no aeroporto.
São José dos Campos, Brasil, 20 de maio de 2025 — Alunos de escolas públicas e particulares de São José dos Campos terão a oportunidade de experimentar atividades práticas e imersivas de aviação graças ao espaço Newton in a Box, que chega ao Brasil por iniciativa da Boeing e cuja abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (20). Em colaboração com a ONG norueguesa FIRST Scandinavia, o evento conta com o apoio do Programa Asas para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e do SJK Airport. As atividades começaram no dia 12 de maio e vão até 6 de junho.
O Newton in a Box está equipado com tecnologia de ponta, priorizando o aprendizado prático e experiencial com simuladores de voo e a exploração da aerodinâmica, garantindo que os alunos vivenciem o universo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de forma ativa e memorável – tudo em um único e inesquecível dia no aeroporto.

Com alunos de escola Maria Dolores, de São José dos Campos, ocorreu hoje a abertura oficial do Newton in a Box. O evento contou a presença de Alexandre César dos Santos, Diretor Adjunto do Conselho Regional de Educação (SP); Ruth Zorneta, Secretária de Educação de São José dos Campos; Roberto Honorato, Diretor-Presidente Interino da ANAC; Landon Loomis, CEO da Boeing Brasil e Presidente da Boeing para a América Latina e Caribe; Per-Arild Konradsen, CEO e Fundador da First Scandinavia; Eduardo Valle, Presidente do Conselho de Administração da Aeropart AS; e Tomé Franca, Secretário Nacional de Aviação Civil. Foto Boeing Brasil
“Ao trazer o Newton in a Box para o Brasil, estamos investindo no talento de uma nova geração de inovadores”, afirma Landon Loomis, CEO da Boeing Brasil e Presidente da Boeing para a América Latina e o Caribe. “Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso mais amplo de promover a educação STEM, expandir o acesso a oportunidades e construir parcerias duradouras que apoiem o futuro da aviação e da tecnologia na região.”
Além das atividades de STEM, os alunos farão visitas guiadas ao Aeroporto de São José dos Campos, onde terão uma visão prática das operações e de algumas carreiras da aviação.
“Receber o Newton Project em sua primeira visita ao Brasil é uma honra para o SJK Airport. O Newton in a Box é uma iniciativa educacional que se alinha perfeitamente com São José dos Campos — a capital da aviação na América Latina. Estimular nossos jovens a seguirem carreiras em STEM é essencial para ampliar o capital intelectual da região e preparar uma nova geração de profissionais para atender às demandas crescentes das indústrias do Vale do Paraíba. Estamos orgulhosos de ser a porta de entrada desse projeto transformador”, diz Eduardo Valle, Presidente do Conselho de Administração Aeropart AS.

O programa, inédito no Hemisfério Sul e com a meta de atender até 1.500 estudantes, é baseado no Conceito Newton. Desde 2018, a bem-sucedida parceria entre a Boeing e a FIRST Scandinavia já implementou diversos Newton Rooms na Europa, Turquia e China. Este modelo educativo integrado é projetado para moldar competências futuras, capacitar comunidades e fortalecer o papel da ciência na sociedade.
“A educação em STEM que seja prática, diversificada e de qualidade ainda é um desafio global. Com o Newton, nosso compromisso é proporcionar experiências de aprendizado inspiradoras, fundamentadas em pesquisa e guiadas pelo conhecimento,” afirma Per-Arild Konradsen, CEO e Fundador da FIRST Scandinavia. “Estamos ansiosos para ver o impacto que o Newton in a Box terá nos jovens de São José dos Campos.”
“A aviação é um setor intensivo em gente, tecnologia e inovação. Para que esse ecossistema continue crescendo de forma sustentável, é essencial investir em educação desde cedo. E iniciativas como o Newton in a Box, alinhadas aos objetivos do programa Asas para Todos, ajudam a aproximar os jovens do universo da aviação e a inspirar futuros profissionais”, completa Roberto Honorato, diretor-presidente substituto da Anac.



Sobre a Boeing
Uma das principais empresas aeroespaciais do mundo e a maior exportadora dos EUA, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços para aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Nossa força de trabalho e base de fornecedores nos EUA e no mundo impulsionam a inovação, a oportunidade econômica, a sustentabilidade e o impacto na comunidade. A Boeing tem o compromisso de promover uma cultura baseada em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade. Veja mais no site.


