11 de Dezembro, 2020 - 10:30 ( Brasília )

Aviação

PAMA-SP conclui inspeção programada do helicóptero H-50

Parque de Material Aeronáutico entregou aeronave ao Esquadrão Gavião

Tenente Tatiana Quadros E Capitão Oliveira Lima


O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) concluiu a inspeção A/T (Manutenção programada, feita a cada três anos e 1.200 horas de voo, com o objetivo de realizar a verificação completa de corrosão da aeronave) do helicóptero H-50 Esquilo de matrícula 8780. No dia 3 de dezembro, a Unidade entregou o helicóptero ao Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) - Esquadrão Gavião, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN).

A aeronave denominada AS350, de fabricação nacional, opera na FAB desde 1986 e passou por inspeção programada na Linha de Revisão de Aeronaves do PAMA-SP.

A inspeção A/T consiste na manutenção programada cuja finalidade é analisar a integridade estrutural da aeronave assim como verificar e revisar, quando aplicável, sistemas ou componentes. Esse tipo de verificação leva em consideração o plano de inspeção do fabricante e boletins de serviços aplicáveis.

Ao longo da inspeção, a aeronave cumpre diversas etapas de trabalho que envolvem oficinas específicas e profissionais de diversas especialidades. Além disso, ao final da montagem, é realizada uma criteriosa inspeção de corrosão e ensaios não destrutivos, para finalmente proceder a pintura para proteção da estrutura da aeronave. 

Após o cumprimento dessas etapas, são realizados ensaios de voo para verificação da operacionalidade de todos os sistemas com uma tripulação de militares do PAMA-SP.

Para o Suboficial Renato Barbosa Lemos, que é inspetor de qualidade, esta etapa é fundamental para que todas as checagens previstas na ficha de ensaios em voo sejam cumpridas conforme o manual de voo. O objetivo é garantir a performance ao longo das próximas 600 horas em que a aeronave irá operar nas diversas missões de instrução no Esquadrão.

Missão

O Esquadrão Gavião utiliza a aeronave H-50 como plataforma de instrução para formação de novos pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira. O PAMA-SP, com suporte da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), provê todo o apoio técnico especializado, logístico e material para que as aeronaves estejam aptas e seguras para o cumprimento da missão.

Após a entrega da aeronave, o traslado foi feito pela tripulação do Esquadrão Gavião até a Ala 10, em Parnamirim (RN). “Com o término da inspeção do H-50 8780, o PAMA-SP entrega ao 1º/11º GAV mais uma aeronave pronta para contribuir para a instrução dos novos pilotos de Asas Rotativas. Tal inspeção é de vital importância para que a Unidade consiga cumprir sua atribuição operacional e entregar à FAB pilotos qualificados e prontos”, destacou o Coordenador do Projeto H-50, Capitão Aviador Paulo Sergio Rosim Fernandes.

Nesse ano, essa foi a terceira aeronave H-50 que concluiu inspeção programada na Linha de Revisão do PAMA-SP e entregue para o Esquadrão Gavião. O Chefe da Divisão Técnica do PAMA-SP, Tenente-Coronel Aviador José Rodrigo Zanin, enfatizou a importância em apoiar logisticamente o projeto de aeronaves H-50. "Com a realização das inspeções A/T no PAMA-SP, mantemos a disponibilidade dessas aeronaves e garantimos o potencial logístico adequado à instrução no 1°/11° GAV", concluiu. 

Fotos: Sargento Souza Ramos / PAMA-SP


VEJA MAIS