A NASA revelou o X-59, um jato supersônico fruto de uma parceria de seis anos com a Lockheed Martin. O avião busca superar a barreira do som de maneira silenciosa, evitando o estrondo sônico tradicionalmente associado às aeronaves supersônicas. Com 30,3 metros de comprimento e 8,99 metros de largura, o X-59 possui um nariz cônico que quebrará as ondas de choque, evitando o estrondo característico. Equipado com um motor da General Electric, o jato pode atingir velocidades superiores a incríveis 1.440 km/h, e é esperado que os testes de voo comecem ainda este ano.
O X-59 faz parte da missão Quest da NASA, sediada em Palmdale, Califórnia, e visa coletar dados que podem revolucionar as viagens aéreas, possibilitando a criação de aeronaves comerciais capazes de viajar mais rápido que a velocidade do som.
A missão Quest não apenas busca desenvolver o X-59, mas também pretende provar a viabilidade de voos supersônicos sem o impacto sonoro característico que levou à proibição de voos supersônicos sobre a Terra há mais de 50 anos. Os resultados dos testes serão compartilhados com reguladores e a indústria, podendo até influenciar a revisão dos limites de velocidade de aviões civis com base na percepção sonora do X-59.
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Quiet SuperSonic Technology
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O Lockheed Martin X-59 QueSST (“Quiet SuperSonic Technology”) é uma aeronave supersônica experimental americana que está sendo desenvolvida na Skunk Works para o programa Low-Boom Flight Demonstrator da NASA. A construção do X-59 QueSST foi concluída nas instalações da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia, e foi projetado para voar a velocidades supersônicas – aproximadamente 660 mph ao nível do mar – sem produzir um estrondo sônico.
É também um novo avião pertencente a família de aeronaves experimentais da USAF conhecidas como X-planes. A nova aeronave experimental terá uma fuselagem esguia, com um único motor a jato (posicionado abaixo do estabilizador vertical), trem de pouso triciclo semelhante ao instalado no caça F-16 e um longo nariz – que funcionará como um silenciador no momento que o avião quebrar a barreira do som. Estima-se que o estrondo sônico (barulho) proveniente da onda de choque gerada pela aeronave soará similar ao fechar da porta de um carro, produzindo apenas 75 decibéis.
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