Militares Argentinos recebem Medalha Mérito pelo envolvimento na Operação Taquari 2

Reservatórios instalados pelos vizinhos latinos alimentaram duas plantas de tratamento, produzindo seis mil litros de água potável por hora

Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) homenageou, nesta quinta-feira (06/06), militares do Exército Argentino, que se engajaram no tratamento e fornecimento de água para atender a população do Rio Grande do Sul, diante da enchente que afetou diversos municípios e prejudicou, inclusive, o abastecimento de água das cidades. 

A cerimônia de entrega da Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas aconteceu na Base Aérea de Canoas (BACO), e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; do Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; dos Adidos do Exército Argentino, e outras autoridades civis e militares. 

A Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços ao EMCFA.

“Com muito experimento, iniciativa e rapidez, o Exército Argentino divulgou para o nosso país um meio que naquele momento era extremamente necessário, fonte de vida: a água, de uma maneira profissional, de uma maneira dedicada e com muita amizade nesse gesto. Procuramos aqui agradecer essa disponibilidade, essa demonstração de união entre os dois países, agraciando os militares responsáveis e para que eles levem a nossa amizade, o nosso agradecimento e desejamos um grande futuro para todos nós e sempre nesse ambiente de muita paz, de muita cooperação e de grande amizade”, afirmou, em seu discurso, o Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Aguiar Freire. 

O Exército Argentino instalou uma estação de tratamento de água, próximo a um açude das dependências da Seção de Polícia Montada do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), sediado na Base Aérea de Canoas. Os reservatórios alimentaram duas plantas de tratamento: uma que purificava a água e outra embalava tornando-a pronta para consumo. Juntas, as duas plantas produziam seis mil litros de água potável por hora.

A Oficial responsável por todo o trabalho realizado pelos argentinos na Base Aérea de Canos, Tenente Lucía Muñoz, expressou o sentimento de poder contribuir com os brasileiros que precisam. “O sentimento é de orgulho. Estamos orgulhosos de poder ver e brindar o apoio que estava necessitando em uma situação tão feia como a que estava passando no sul do Brasil. Nós voltamos com a satisfação de ter cumprido, de ter estado em apoio este mês. É muito gratificante para nós poder voltar sem problemas e poder cumprir a missão”, declarou.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter