Search
Close this search box.

IFI promove XV Seminário de Metrologia Aeroespacial

O evento teve a participação de especialistas civis e militares ligados à área de confiabilidade metrológica

Agência Força Aérea – IFI, por Alexandre Toler

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), promoveu, entre os dias 4 e 6 de julho, o XV Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA). O evento, voltado para especialistas civis e militares ligados à área de confiabilidade metrológica, foi acompanhado por mais de 150 pessoas e contou com a presença de palestrantes das mais diversas organizações de ensino e pesquisa de todo o país.

Paralelamente ao evento, empresas do setor montaram estandes e ministraram palestras sobre o atual estágio do segmento metrológico nacional, estimulando e tornando viável o contato das organizações governamentais e privadas do Brasil com o estado da arte da ciência da medição.

“A finalidade prioritária do SEMETRA foi a troca de informações e técnicas entre os diversos elos que compõem o Sistema de Metrologia Aeroespacial [SISMETRA], bem como a disseminação de conhecimentos metrológicos atualizados e relevantes”, explicou o Chefe da CMA, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira. “O seminário foi ainda muito importante para os laboratórios se atualizarem sobre a área de metrologia, para as empresas divulgarem novas tecnologias e equipamentos e para a atualização de informações no setor acadêmico”, complementou.

Programação

O evento foi aberto pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que destacou a importância da metrologia na obtenção de resultados mais palpáveis e confiáveis.

Ao longo dos três dias de atividades, os participantes também puderam acompanhar apresentações de instituições como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), Hospital Santa Casa de São Paulo, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e Agência Espacial Brasileira (AEB), além do DCTA e do IFI.

Fotos: Sargento Neto / IFI

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter