Força Aérea Componente Marajoara realiza apronto operacional em Belém

O evento marcou o início do emprego operacional da tropa da FAB integrada ao Comando Operacional Conjunto Marajoara

Agência MARAJOARA – Agência Força Aérea

Cerca de 900 militares da Força Aérea Brasileira participaram, no dia 27/10, do Aprestamento Operacional da Força Aérea Componente (FAC) Marajoara, realizada no pátio do Comando da Base Aérea de Belém (BABE). O evento marcou o início do emprego operacional da tropa da FAB integrada ao Comando Operacional Conjunto Marajoara (Cmdo Op Cj MARAJOARA), estrutura criada pelo Ministério da Defesa para atuação durante a COP30, em Belém (PA).

Sob o comando do Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, a Força Aérea Componente Marajoara tem como missão realizar ações de força aérea, a fim de contribuir com o Comando Conjunto Marajoara, em sua área de responsabilidade. A FAC reúne efetivos do Grupo de Segurança e Defesa de Belém (GSD-BE) e de outros 17 Grupamentos de Segurança e Defesa da FAB, integrando militares altamente capacitados e especializados em defesa antiaérea, patrulhamento ostensivo, controle de solo e operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).

Durante o aprestamento, as tropas se apresentaram ao Comandante da FAC, demonstrando elevado grau de prontidão, disciplina e coesão. O evento simboliza o comprometimento das Forças Armadas com a defesa da Pátria e a proteção da sociedade brasileira, reforçando sua capacidade de pronta resposta e atuação integrada em missões de grande envergadura.

A FAC Marajoara desempenhará papel essencial na segurança e proteção de infraestruturas críticas na área de responsabilidade da Força Aérea, que compreende o entorno da Base Aérea de Belém e pontos estratégicos da capital paraense. As ações táticas incluem rondas motorizadas, controle de vias de acesso, presença ostensiva em áreas sensíveis e operações anti-ARP, além do emprego coordenado de meios e pessoal altamente treinado.

A ativação da FAC Marajoara evidencia a interoperabilidade entre as Forças Armadas, com a FAB atuando de forma conjunta e complementar ao Exército e à Marinha em apoio aos órgãos de segurança pública municipais, estaduais e federais. Essa integração é fundamental para garantir a sinergia operacional e a efetividade das ações de defesa e segurança durante a COP30.

Fotos: GSD-BE

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter