FAB intercepta aeronave oriunda da Venezuela que transportava drogas

A aeronave não tinha autorização para voar no Brasil e não obedeceu às determinações da Defesa Aérea

Por Tenente Michelle Daniel/COMAE

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã dessa segunda-feira (18/05), uma aeronave que ingressou irregularmente na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA 41), no Norte do país. Após não cumprir as determinações da Defesa Aérea, o piloto da aeronave interceptada decidiu pousar em um rio na região de Roraima, a noroeste da capital Boa Vista. A ação integrou as operações de vigilância e controle do espaço aéreo brasileiro e contou com a participação da Polícia Federal (PF).

Na operação, foram empregados caças A-29 Super Tucano, sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A aeronave suspeita foi detectada pelos radares do Sistema Brasileiro de Defesa Aeroespacial (SISDABRA).

O avião interceptado voava sem autorização, sem plano de voo, com matrícula adulterada, e não cumpriu as determinações do interceptador, o que culminou na execução do Tiro de Aviso, como parte avançada das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme previsto no Decreto nº 5.144, que regulamenta a atuação contra tráfegos aéreos ilícitos.

O COMAE empregou um helicóptero H-60 Black Hawk para executar as Medidas de Controle no Solo (MCS), em conjunto com agentes da PF a bordo do helicóptero.

A aeronave foi encontrada submersa em um rio localizado em região de difícil acesso. A equipe de resgate do Esquadrão Harpia localizou pacotes de skunk cuja quantidade ainda está sendo contabilizada. Nenhum tripulante foi localizado.

A ação faz parte da Operação ZIDA 41, cujo objetivo é coibir voos irregulares e atividades aéreas ilícitas, por meio de ações integradas entre a FAB e os órgãos de Segurança Pública, reforçando a soberania e a segurança do espaço aéreo nacional.

Fotos: COMAE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter