FAB implanta ponto de abastecimento de aeronaves provisório em Surucucu

O novo ponto de abastecimento proporcionará celeridade às ações da missão

Agência Força Aérea, por Aspirante Vieira

Com objetivo de otimizar as ações de logística da missão de ajuda humanitária às comunidades indígenas Yanomami, a Força Aérea Brasileira (FAB) implantou, nessa terça-feira (24/01), em Surucucu (RR), um tanque flexível de combustível com capacidade de 10 mil litros, que viabilizará o abastecimento das aeronaves na localidade.

Além disso, foram transportadas na região, por meio do C-98 Caravan, duas motobombas para viabilização de abastecimento plotter – processo de transferir combustível de um reservatório externo para a aeronave.

Para abastecer o reservatório de 10 mil litros, a FAB utiliza 28 tanques flexíveis de 200 litros – totalizando uma capacidade 5.600 litros – que serão utilizados para transportar o combustível de Boa Vista para Surucucu. Na manhã desta quarta-feira (25), foram transportados 1.800L de querosene de aviação (QAV) para a região. 

Inicialmente, a missão contava apenas com um ponto de abastecimento, em Boa Vista. Sendo assim, as aeronaves abasteciam na Capital e transportavam o tanque flexível para o reabastecimento durante as missões. Com o surgimento de novas aldeias necessitadas de atendimento, a demanda aumentou, sendo necessário a implantação do ponto de abastecimento em Surucucu.

Sobre a operação

A operação, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), envolve as aeronaves C-98 Caravan, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e KC-390 Millennium, com a missão de transportar diariamente alimentos, medicamentos, equipamentos, bem como evacuações aeromédicas. 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter