Comando de Preparo realiza 6ª Conferência de Planejamento Preliminar da CRUZEX 2024

Atividade aconteceu na Base Aérea de Natal e os participantes revisitaram as ações em andamento e firmaram novos marcos para a próxima etapa do planejamento

Agência Força Aérea – COMPREP, por Tenente Bontempo E Tenente Gabrielle Varela

O Comando de Preparo (COMPREP) promoveu, entre os dias 25 e 27/06, a 6ª edição da Preliminary Planning Conference (PPC) do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024). Representantes de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram, presencialmente e por videoconferência, para dar continuidade aos preparativos do Exercício Operacional multinacional, previsto para ocorrer em novembro deste ano, na Base Aérea de Natal (BANT).

Durante o encontro, os participantes revisitaram as ações em andamento e firmaram novos marcos para a próxima etapa do planejamento, a Final Planning Conference (FPC), que envolverá representantes das nações-amigas que participarão do Exercício.

“A FPC, que será realizada em agosto, contará com o resultado das discussões ocorridas ao longo desses dias, com representantes de toda a Força Aérea. Estamos caminhando para o encerramento do ciclo de todo o nosso planejamento e essas etapas finais são essenciais para o refinamento de nossas ações”, ressaltou o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes. 

A CRUZEX, um dos maiores Exercícios Operacionais Combinados do mundo, visa fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores.

Participaram da 6ª PPC da CRUZEX o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, o Brigadeiro do Ar Ricardo Pucci Magalhães, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), e o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende.

CRUZEX

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes. Nesta edição, o Exercício será realizado na BANT, de 03 a 15/11, e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.

Fotos: Tenente-Coronel Arthur / COMPREP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter