Comandante da FAB inaugura monumento na UNIFA e realiza ciclo de palestras pelo Brasil

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, participou da inauguração do monumento “Gênese do COMAER” (Comando da Aeronáutica), nesta quinta-feira (04), na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

A cerimônia teve a presença de integrantes do Alto-Comando da FAB, oficiais-generais da ativa e da reserva e o principal responsável pela obra: um cadete de 1943 da Escola de Aeronáutica. “O dia de hoje nos conduz a um sentimento de enorme satisfação. Reerguer a Gênese do COMAER significa manter vivo o espírito que moveu nossos antecessores na construção de uma Força Aérea eficiente e dinâmica. Simboliza vivenciar um presente de conquistas, mas, da mesma forma, extremamente desafiador.

E representa deixar um legado inspirador para que as novas gerações sejam motivadas a honrarem nossos valores e nossas tradições”, disse o Tenente-Brigadeiro Rossato.

O novo monumento é uma reedição do “Primeiro Monumento Erigido em Homenagem à Criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira”, erguido em 1941 na Escola de Aeronáutica, criada no Campo dos Afonsos para formar aviadores para a recém-criada FAB.

No mesmo ano, a Marinha do Brasil doou uma âncora e, o Exército Brasileiro, um canhão – já que a criação da FAB uniu as aviações das duas forças. Entre tais artefatos, a FAB é representada por uma bomba incendiária, que era item de armamento das primeiras aeronaves da Força. “Ao longo dos anos e, após diversas mudanças estruturais no Campo dos Afonsos, o monumento acabou sendo retirado de seu local original.

Entretanto, 77 anos após a sua construção, com a memória do Brigadeiro Clóvis de Athayde Bohrer, testemunha ocular da arte inicial, iniciou-se um processo de mobilização, que culminou na reconstrução deste relevante marco de nosso passado”, explicou o Comandante da FAB.

O Brigadeiro da Reserva Clóvis de Athayde Bohrer registrou o monumento em 1943, quando ingressou na Escola de Aeronáutica, então “Ninho das Águias”.

Após uma visita à UNIFA, comentou com o atual comandante sobre a ausência do monumento, que, após obras de revitalização nas peças originais, voltou a ser erguido no local original.

Na cerimônia, ele mostrou a mesma fotografia que havia sido tirada em seus tempos de cadete, que seria enviada à sua mãe. “O movimento para reerguer o monumento nasceu quando realizei uma palestra aqui na UNIFA na celebração de 66 anos da FAB.

Lamentei que, daquela foto, só tinham sobrado a âncora e o cadete, e havia poucos registros dele, ninguém tinha recordação. Então, buscamos as demais peças: a bomba, que estava em um corredor do Museu Aeroespacial, e o canhão, no Clube da Aeronáutica. É uma alegria muito grande vê-lo reerguido, está perfeito”, disse o Brigadeiro Athayde Bohrer.

Comandante da FAB realiza ciclo de palestras pelo Brasil

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, participou de um ciclo de palestras pelo Brasil entre 1º e 4 de outubro. Os eventos contaram com a presença de integrantes do Alto-Comando da FAB, além de oficiais-generais e militares da ativa e reserva. Os encontros, realizados em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), fazem parte das comemorações em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro.

Nas apresentações, o Tenente-Brigadeiro Rossato falou sobre a história e a atual estrutura da FAB, destacando projetos desde a área espacial até investimentos na carreira do militar, além das últimas atualizações realizadas pelo processo de Reestruturação da Força Aérea.

O oficial-general ainda detalhou as operações dos grandes comandos e de suas organizações militares subordinadas, falando das vantagens da concentração administrativa, a diminuição de despesas, a integrações de processos, a redução de níveis gerenciais, além de estímulo para especialização dos militares.

“Algumas dessas mudanças já estão trazendo bons resultados. Sempre que há mudanças, é esperado que haja uma queda no rendimento das operações devido às adaptações às novas estruturas. Mas o que se vê é o contrário, as unidades estão reagindo bem e otimizando recursos”, afirmou o Comandante da FAB, se referindo à concentração de órgãos de apoio no Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

Em São Paulo, a palestra foi realizada no COMGAP; em Brasília, no Clube da Aeronáutica de Brasília; e no Rio de Janeiro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA). Quanto ao pessoal, o Tenente-Brigadeiro Rossato destacou a importância de investimento na capacitação do efetivo. “Se não mudarmos a forma de pensar do nosso oficial, graduado e soldado, não vamos a lugar nenhum. Por isso investimos em renovação curricular, novas técnicas de ensino e incentivo à pós-graduação”, afirmou.

Ozires Silva, que já ocupou os cargos de Ministro da Infraestrutura e das Comunicações do Brasil, estava na audiência da palestra no COMGAP e parabenizou as ações realizadas pela Força Aérea referentes à gestão de pessoas. "O segredo do sucesso está ligado aos recursos humanos, a Força Aérea está de parabéns", opinou. O Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo, Ministro da Aeronáutica de 1992 a 1994 e de 1995 e 1999, esteve presente na palestra na Capital Federal e comentou a apresentação do atual Comandante.

“Agradecemos o Tenente-Brigadeiro Rossato por ter apresentado um conteúdo tão detalhado e tão objetivo sobre o panorama da FAB de hoje. Foi fundamental a coragem para que fizesse, durante a sua gestão, as modificações que se faziam necessárias na estrutura da Força. Que os que estão à frente da nossa instituição hoje e os que estarão no futuro continuem pilotando a nossa aeronave com garra e determinação”, concluiu.

Membros do Alto-Comando, oficiais-generais e o ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, participaram do encerramento do ciclo de palestras, na manhã desta quinta-feira (4), na Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER; Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER; COMGAP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter