COMAE participa da Space Operations Summit de 2024

A conferência foi realizada nos dias 22 e 23 de maio

Militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) participaram da conferência Space Operations Summit, na cidade de Londres, Reino Unido, nos dias 22 e 23/05. A reunião contou com líderes do Setor Espacial para discutir a colaboração e o aprendizado na área. A reunião contou com a participação do Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, e do Chefe da Divisão de Controle do Centro de Operações Espaciais do COMAE (COPE), Tenente-Coronel Aviador Rafael de Almeida Duque.

No primeiro dia, focou-se nas ameaças emergentes e nas tecnologias para combatê-las, com ênfase no uso eficaz da utilização de dados e estratégias para fortalecer a segurança e a defesa dos meios espaciais. A discussão enfatizou como a coleta e análise de dados pode antecipar e neutralizar ameaças no cenário espacial.

No segundo dia, o evento explorou o futuro do domínio espacial, destacando o treinamento de pessoal e a preparação dos Comandos Espaciais e, ultimamente, dos Centros de Operações Espaciais para enfrentar os desafios em constante evolução.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Campos, trouxe a perspectiva brasileira sobre as operações espaciais. “Participar deste evento foi importante para fortalecer as nossas parcerias e compartilhar conhecimentos. A troca de experiências com outras nações nos permite avançar em nossas próprias capacidades espaciais e contribuir para a segurança espacial global”, comentou.

As capacidades espaciais apoiam as atividades nos demais domínios operacionais. Portanto, é crucial que as nações disponham dos recursos adequados e tenham pessoal capacitado para utilizá-los de forma eficaz, melhorando as comunicações e o planejamento operacional. À medida que os aliados buscam expandir o uso de sistemas espaciais em operações militares, é imperativo assegurar a resiliência e a segurança dessas capacidades frente às crescentes ameaças. Desta forma, o evento reforçou as alianças brasileiras em preparação para o futuro das operações militares espaciais.

Fotos: Tenente-Coronel Duque / COMAE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter