A Marinha dos EUA receberá os 17 últimos Super Hornets fabricados

A Marinha dos EUA receberá 17 novos Super Hornets por US$ 1,3 bilhão, mas estes serão os últimos F-18 fabricados pela Boeing

Após prolongadas negociações e objeções do Pentágono, a Boeing e a Marinha dos Estados Unidos finalmente chegaram a um acordo para a produção de 17 novas aeronaves F/A-18E/F Super Hornet. O contrato, avaliado em US$ 1,3 bilhão, inclui cinco aeronaves F/A-18E de assento único e doze F/A-18F de dois assentos, que serão entregues como parte dos 46º e 47º lotes de produção, respectivamente.

A entrega das novas aeronaves está programada para começar no inverno de 2026 e ser concluída até a primavera de 2027, marcando uma expansão significativa para a frota da Marinha dos EUA, que atualmente conta com 420 F/A-18 Super Hornets. Estes aviões constituem a espinha dorsal da aviação embarcada da Marinha Americana.

F/A-18 Block III Delivery_Building 75, Aircraft Delivery Service Center_St. Louis, MO. MSF21-0031 Series.

F-18 Super Hornet.

O custo médio de cada unidade é de aproximadamente US$ 76 milhões, destacando o investimento contínuo dos Estados Unidos em suas capacidades de defesa aérea. Este desenvolvimento é notável não apenas pelo compromisso financeiro envolvido, mas também pelo contexto em que o acordo foi concluído.

última versão do F/A-18 Super Hornet é conhecida como Block III. A Boeing entregou o primeiro lote de 78 unidades do Super Hornet com essas novas atualizações à Marinha dos Estados Unidos (US Navy). O objetivo desse pacote de atualização é superar ameaças futuras e ampliar as capacidades da aeronave. Algumas das melhorias incluem:

  • Processador Adjunto Block III: Esse novo processador visa tornar o caça mais ágil durante suas operações, aumentando a consciência situacional do piloto.
  • Software e Hardware Aprimorados: A Boeing realizou melhorias no software e hardware do F/A-18 Super Hornet.
  • Aplicativos e Ferramentas: Foram desenvolvidos aplicativos e ferramentas para manter o caça em constante atualização.
  • Soluções Baseadas em Aplicativos: O jato está pronto para receber soluções baseadas em aplicativos que permitirão upgrades ao longo de sua vida útil.

A Boeing continuará a entregar recursos do Block III à Marinha até meados da década de 2030. Além disso, o fabricante norte-americano planeja estender a vida útil do caça de 4ª geração e, eventualmente, atualizar o Block II do Super Hornet para o Block III. Uma evolução importante para manter a aeronave competitiva e eficaz em cenários futuros.

Originalmente, a Boeing tinha planos de encerrar a linha de montagem do Super Hornet em St. Louis, Flórida, em 2025, após a conclusão de todos os contratos atuais para este tipo específico de aeronave. No entanto, este novo contrato assegura a continuidade da produção do Super Hornet além do prazo previsto, garantindo assim a manutenção da capacidade de defesa aérea baseada em porta-aviões da Marinha dos EUA por muitos anos.

Após essa entrega a Boeing, se não houverem novas reviravoltas na geopolítica mundial, tem planos de encerrar a fabricação do Super Hornet.

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