Disparo bem-sucedido a partir de uma fragata francesa da nova geração de míssil Exocet

R. Fan

Um disparo bem-sucedido, pela marinha francesa, da última geração do míssil Exocet da MBDA – Mer-Mer 40 Block 3c (MM40 B3c) – ocorreu a partir da fragata multimissão Alsace (FREMM DA) na costa do centro de testes de mísseis DGA (DGA EM) de Ile du Levant em 20 de setembro de 2023.

O Exocet MM40 B3c é a última geração da família de mísseis antinavio Exocet da MBDA para integração em uma ampla variedade de plataformas, incluindo navios de superfície, submarinos, jatos rápidos, helicópteros e baterias costeiras. As versões anteriores do Exocet estão em serviço em várias marinhas do mundo.

A geração B3c se baseia nos sucessivos aprimoramentos feitos no Exocet ao longo de sua vida útil. O MM40 B3c inclui todas as características pelas quais o Exocet é conhecido, em especial sua capacidade para todos os climas e alta flexibilidade de uso. Além disso, esse míssil mais recente se beneficia da nova tecnologia de busca e do desenvolvimento de novos algoritmos projetados para atender aos mais recentes requisitos operacionais da guerra antinavio.

O CEO da MBDA, Eric Béranger, disse: “Estou extremamente orgulhoso do sucesso desse disparo de avaliação operacional do Exocet MM40 B3c, realizado a partir da fragata multi-missão Alsace. Isso comprova os novos recursos da última geração do míssil, cujos principais desenvolvimentos o mantêm na vanguarda em um contexto de alta intensidade. O Exocet é um verdadeiro símbolo para a MBDA, e esse sucesso é mais uma prova da habilidade e da excelência técnica do pessoal da MBDA. Também gostaria de agradecer à DGA e à marinha francesa por esse disparo”.

A MBDA continuou a desenvolver o Exocet desde que ele entrou em serviço. Isso permitiu que o míssil se adaptasse às novas condições do campo de batalha, mantendo sua excepcional capacidade para todos os climas. O Exocet MM40 B3c é a resposta da MBDA aos novos conflitos com um espectro de ameaças em evolução, em particular o combate de alta intensidade em ambientes complexos de guerra eletrônica.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter