Campanhas de doação de sangue mobilizam militares em todo o Brasil

Tenente Tássia


A campanha de doação de sangue da Aeronáutica "Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!”, criada em comemoração à semana da Pátria, completa sua primeira semana. Dentro do escopo da campanha, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), localizado na capital carioca, promove ações para captar doadores e, assim, viabilizar o aumento nos seus estoques.

Nesta semana, além das coletas realizadas no HAAF, também houve coleta externa na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e no Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL).

O adjunto da Seção de Hemoterapia, Tenente Médico Felipe José Abade Rosa, destaca que as campanhas são importantes, como forma de incentivo aos doadores. “Com a colaboração dos militares das diversas Organizações Militares, houve um aumento de 57,5% nas doações, nessa primeira semana da Campanha”, afirmou o hemoterapeuta.

Em João Pessoa, Paraíba, militares do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec) também participaram de campanha de doação de sangue, que beneficiou o hemocentro da cidade. A ação voluntária integra a campanha “Ajudar está no nosso sangue”, do Exército Brasileiro.

Capacitação

No Colégio Maurício Salles de Mello, em Brasília, Distrito Federal, 22 funcionários foram capacitados para desinfecção. Um militar da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear passou instruções teóricas e práticas sobre descontaminação de ambientes, de material e de pessoal.

Descontaminação

Militares do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizaram mais uma ação de descontaminação na grande João Pessoa, Paraíba. Dessa vez foram desinfectadas as instalações da Advocacia Geral da União e Procuradoria da União da Paraíba, como prevenção contra a disseminação do novo coronavírus.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter