7º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Operação Jacuí V
Santana do Livramento (RS) – Fotos: 01 e 02
De 24 a 31 de outubro, o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado participou da Operação Jacuí V, Exercício de Defesa Externa da 6ª Divisão de Exército. O Regimento realizou o deslocamento e o emprego do Comando da Unidade e de uma Subunidade em operação de combate, em Rosário do Sul (RS).
1ª Brigada de Infantaria de Selva – Recebimento de Viaturas
Boa Vista (RR) – Fotos: 03 e 04
No dia 27 de outubro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva recebeu as duas primeiras Viaturas Blindadas de Reconhecimento (VBR) “Cascavel”, de um total de sete viaturas que integrarão o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A chegada das viaturas visa cumprir o Plano Estratégico de Reestruturação do Exército (PEREx 2011-2014).
72º Batalhão de Infantaria Motorizado – Pedido de Cooperação
Petrolina (PE) – Fotos: 05 e 06
De 24 a 27 de outubro, 72º BI Mtz apoiou a Instrução solicitada pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) para o Curso de Ações de Comandos (CAC). Durante a sua passagem pelo 72° BIMtz, os alunos receberam instruções sobre as peculiaridades do ambiente operacional semi-árido, particularmente sobre o bioma Caatinga.
17º Batalhão de Fronteira – Estágio de Operações no Pantanal
Corumbá (MS) – Fotos: 07 e 08
De 15 a 27 de outubro, o Batalhão realizou o Estágio de Operações no Pantanal (EOPan 2011/4) para militares da Escola de Sargentos das Armas. Foram abordados assuntos sobre vida no pantanal e relativos à fase técnica do Estágio e realizadas operações naquele ambiente operacional.
26º Grupo de Artilharia de Campanha – Exercício
Guarapuava (PR) – Fotos: 09 e 10
De 26 de outubro a 6 de novembro, o 26º Grupo de Artilharia de Campanha está realizando o Exercício de Adestramento Básico e o Exercício de Adestramento Avançado, com o objetivo de capacitar-se em operações de defesa externa. Os exercícios se desenvolverão no município de Três Barras (SC).
Operação Quebra-Cangalha
Fotos: 11, 12, 13 e 14
Encerrando as ações da Operação Quebra-Cangalha, a 11ª Bda Inf L e a 12ª Bda Inf L (Amv) realizaram a exfiltração de suas posições, após junção com elementos do 13º R C Mec. A Bda Amv deslocou cerca de 27 km a partir de sua posição defensiva, cruzando considerável trecho da Serra do Quebra-Cangalha, acidente topográfico que empresta a designação da edição 2011 do Exercício Agulhas Negras.
O senso geral dos participantes foi de que a Operação Quebra-Cangalha trouxe grandes contribuições doutrinárias à Força Ferrestre, o que será consolidado em relatório para remessa ao escalão superior, mediante abordagem sistêmica das ações.
Fonte: EB