Brasília (DF), 12/12/2025 – A Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), do Ministério da Defesa, reuniu-se com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para estabelecer uma parceria estratégica e fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID). A iniciativa busca alinhar as necessidades de equipamentos das forças de segurança com a capacidade produtiva e tecnológica da indústria nacional. O encontro ocorreu na quinta-feira (11), na sede da Senasp, em Brasília (DF).
Durante a reunião, representantes das secretarias debateram os atuais processos de compras públicas relacionados às empresas da BID. O foco da discussão foram as políticas e mecanismos que garantem as aquisições de produtos de defesa e segurança.
De acordo com a Seprod, a parceria proporciona benefícios para o setor, como impulso econômico, geração de emprego e renda, desenvolvimento de tecnologias de uso dual (civil e militar) e atração de investimentos externos.
O Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, destacou a proposta apresentada à Senasp. “Sugerimos que a Secretaria utilize de forma mais ampla o Termo de Licitação Especial (TLE) para dar um privilégio estratégico às indústrias de defesa do país. Essa medida fortalece nossa base industrial e garante soberania tecnológica”, afirmou. Ele acrescentou que a Senasp recebeu bem a ideia: “Compreenderam o motivo do nosso pedido e se comprometeram a estudar o assunto, avaliando sempre que possível a execução de um TLE para aquisição de produtos”.
Saiba mais:
Defesa debate Termo de Licitação Especial para fortalecer indústria e garantir segurança





















