Viena sedia o início de missão de Comissões que fortalecem cooperação em defesa entre Brasil e países da Europa Central

Por André Rosa

Brasília (DF) – O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participa de missão oficial na Europa Central no âmbito das Comissões Econômicas Mistas (Comistas), coordenadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o objetivo de ampliar a cooperação em defesa e promover a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira.

Nos dias 27 e 28 de novembro, Viena (Áustria) sediou atividades estratégicas da Comissão entre Brasil e Áustria, incluindo reuniões institucionais, encontros empresariais e mesas-redondas setoriais. Um dos marcos da agenda foi a assinatura de um Memorando de Entendimento em Cooperação em Assinaturas Militares, sob responsabilidade do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa) e com contribuição da Seprod, reforçando o compromisso com o intercâmbio técnico, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a maior interoperabilidade entre as Forças Armadas dos dois países.

Paralelamente, foram iniciadas tratativas para um memorando de entendimento específico sobre cooperação na indústria de defesa, que vem se fortalecendo desde a seleção da aeronave multimissão Embraer C-390 Millennium pela Força Aérea Austríaca, em 2023, em aquisição conjunta com o Reino dos Países Baixos, e da assinatura do contrato em 2024.

As Comistas integram a agenda econômica e comercial do Brasil com Áustria, Eslovênia, Suíça e Hungria, tendo a defesa como uma das pautas prioritárias do governo brasileiro. A missão prevê reuniões institucionais, encontros empresariais dos tipos B2B (business to business) e B2G (business to government), além de mesas-redondas setoriais voltadas à identificação de oportunidades de parceria, transferência de tecnologia e inserção da BID em cadeias globais de valor.

As atividades da missão também já foram realizadas em Liubliana (Eslovênia), nos dias 1º e 2 de dezembro. Nesta semana, entre 1º e 5 de dezembro, a programação é realizada em Berna, na Suíça, e será concluída em Budapeste, na Hungria, nos dias 8 a 10 de dezembro.

Em cada país, a delegação brasileira participa de agendas voltadas à cooperação tecnológica e industrial em defesa, podendo realizar, ainda, reuniões preliminares nas embaixadas do Brasil para alinhamento de estratégias e coordenação das pautas oficiais.

Na missão, o MD, por meio da Seprod, atua como representante institucional do setor de defesa brasileiro, assessorando tecnicamente o MRE nas discussões bilaterais, promovendo a BID junto a autoridades e empresas locais e apoiando a articulação de parcerias estratégicas, incluindo cooperação técnica e oportunidades de negócios.

A delegação conta com representantes do MD, do MRE, das embaixadas do Brasil e de empresas estratégicas da BID, como Embraer, Mac Jee, Condor, Akaer, CSA Aero Engines e Teksea, além de instituições como Firjan e Senai.

A missão da Comista na Europa Central contribui para a expansão de mercados e projetos de inovação para a BID, fortalece a interoperabilidade e a cooperação internacional das Forças Armadas e gera impactos positivos para a sociedade, com a criação de empregos qualificados, o aumento da competitividade da indústria nacional e a valorização da imagem do Brasil como ator relevante no campo da defesa e da segurança internacional.

Fotos: Seprod

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter