COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

26 de Outubro, 2015 - 12:44 ( Brasília )

Drone Show Latin America - Inicia dia 28 Out

Primeira feira de drones da América Latina começa quarta-feira, dia 28, em São Paulo Evento será no Centro de Convenções Frei Caneca e deve receber mais de 2 mil visitantes



A Drone Show Latin America, uma feira voltada exclusivamente para o uso profissional de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como drones, começa nessa quarta-feira, dia 28, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O evento é a primeira feira de drones da América Latina e reunirá fabricantes, fornecedores, importadores, prestadores de serviços e técnicos, além de uma programação com palestras, cursos e seminários sobre o mercado de drones no país. “A iminente regulamentação do uso profissional dos drones e os altos investimentos para o desenvolvimento e uso dessa tecnologia em diferentes áreas da economia dão uma perspectiva de crescimento muito grande para esse mercado”, diz Emerson Zanon Granemann, responsável pela realização da feira.

São esperados mais de 2 mil visitantes nos dois dias de evento (a feira termina na quinta, 29). Além de conferir as principais novidades e os últimos lançamentos, tendo a chance de ver essas máquinas voarem em um espaço especial indoor, os visitantes poderão conhecer como os drones têm se tornado grandes aliados em atividades da indústria de engenharia, segurança, entretenimento e mapeamento, entre outras, como também para a agricultura, mineração, defesa e energia.

“São diversas as possibilidades de empregabilidade de VANTs a serem exploradas, que vão muito além do uso militar”, avalia Granemann. Ele acredita que o evento será um marco no setor pois discutirá temas estruturantes para o setor, como tipos de modelos de negócios, inteligência embarcada, robótica e geração de empregos para pilotagem qualificada.

XMobots, Drone Store, Hexagon e Skydrones são algumas das maiores empresas do setor que estarão presentes na feira, apresentando em seus estandes o que há de mais novo para o mercado.

Entre os especialistas convidados para as palestras, cursos e seminários, a organização já tem confirmados os nomes de:

- Ronaldo Oliveira Martins, diretor da Saci Soluções de Amostragem e Coleta de Informações;
- Ricardo Matiello, CEO da MTI Sistemas e da MTI Aéreo;
- Manoel Silva Neto, sócio fundador da Droneng Drones e Engenharia, e,
- Flavio Lampert, presidente da Associação Brasileira de Multirrotores.

“Conseguimos reunir um grupo de 50 especialistas reconhecidos no mercado, verdadeiras referências no assunto”, garante o organizador.

Aos interessados em participar da Drone Show Latin America, no site do evento (www.droneshowla.com.br) já é possível se cadastrar tanto para visitar como também para participar dos cursos e seminários.

Mercado em alta

A estimativa de faturamento do mercado de Drones para 2016, incluindo vendas de equipamentos, treinamentos de pilotos e prestação de serviços, é de 100 a 200 milhões de reais, acredita o organizador da feira. “Após comparações com dados mundiais e trocas de informações com empresários brasileiros, associações de profissionais e análise das comunidades na internet que atuam no mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou drones, como são conhecidos popularmente), é possível chegar a esse número”, diz Granemman.

O bom desempenho também deve produzir boas oportunidades de emprego no setor. “Este aquecimento do mercado de drones está provocando também a criação de novos empregos, num momento importante e de economia nacional fragilizada. Para o próximo ano, devem ser criados entre dois e três mil postos de trabalho, ligados direto ou indiretamente à cadeia produtiva do setor, e gerados por fabricantes, importadores, prestadores de serviços de mapeamento e monitoramento, além dos pilotos profissionais”, conclui.
 
Sobre a feira

A Drone Show Latin América, pela MundoGeo, reunirá fabricantes, fornecedores, importadores, prestadores de serviços e técnicos, e terá uma programação com palestras, cursos e seminários sobre o mercado de drones no país. FT Sistema Aeronoves, XMobots, Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, Drone Store, Sensor Map Geotecnologia, Hexagon, Skydrones e Flighttech são algumas das maiores empresas do setor que estarão presentes na feira apresentando em seus estandes o que há de mais novo para o mercado.

Aos interessados em participar da DSLA, no site do evento (www.droneshowla.com.br) já é possível se cadastrar tanto para visitar como também para participar dos cursos e seminários.
 
Sobre a MundoGEO

A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100 mil profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica e o DroneShow.