COBERTURA ESPECIAL - US - Geopolítica

16 de Fevereiro, 2017 - 09:45 ( Brasília )

Trump oferece posto de conselheiro de Segurança Nacional a vice-almirante Harward


O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ofereceu o cargo de conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, antes ocupado pelo ex-agente de inteligência Michael Flynn, ao vice-almirante Robert Harward, disseram duas fontes a par do assunto nesta quarta-feira.

Não ficou claro de imediato se Harward, ex-vice-comandante do Comando Central dos EUA com experiência de combate nos Fuzileiros Navais, aceitou a oferta, de acordo com as fontes.

O porta-voz da Casa Branca tampouco comentou de imediato.

Flynn se demitiu no final da segunda-feira por causa das revelações de que debateu as sanções de seu país à Rússia com o embaixador russo nos EUA antes de Trump tomar posse.

Perder seu conselheiro de segurança nacional depois de três semanas na função é um constrangimento para o novo presidente republicano, que fez da segurança nacional uma de suas maiores prioridades.

Harward, nativo do Estado de Rhode Island que frequentou a escola em Teerã antes de o xá do Irã ser deposto em 1979, atuou no Conselho de Segurança Nacional na gestão do presidente republicano George W. Bush trabalhando com contraterrorismo. Ele ainda serviu no Iraque e no Afeganistão.

Atualmente Harward trabalha como executivo da prestadora de serviços de defesa Lockheed Martin, sendo responsável por seus negócios nos Emirados Árabes Unidos.



Outras coberturas especiais


Africa

Africa

Última atualização 19 NOV, 02:00

MAIS LIDAS

US