Operação Ágata/Ajuricaba VI na região fronteiriça do norte do País

No período de 17 de julho a 12 de agosto de 2019, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) realizou a Operação Ágata/Ajuricaba VI, empregando suas organizações militares diretamente subordinadas nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas, em conjunto com os seguintes órgãos de segurança pública e fiscalização: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além das Polícias Militares e Ambientais estaduais.

A Operação Ajuricaba VI foi planejada com base em levantamentos prévios da inteligência e teve como objetivo intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira por meio de ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais.

No transcurso da Operação, foram realizadas patrulhas terrestres, navais e fluviais, além de reconhecimentos aéreos em áreas urbanas e rurais. As áreas de preservação ambiental e Terras Indígenas sofreram fiscalizações contra invasões de garimpeiros e posseiros.

Foram montados postos de bloqueio e controle de estradas e fluviais, bem como ocorreram fiscalizações em madeireiras, portos e aeródromos. Ao todo foram aplicadas 34 multas (madeireiras, invasores e posto de combustíveis) e lavrados 34 autos de prisão em flagrante delito.

Dentre os diversos materiais apreendidos, destacam-se: oito tratores; seis caminhões prancha; um veículo leve; sete motocicletas; um quadriciclo; duas embarcações; quatro dragas; um motor de embarcação; 16 maquinários de serraria diversos; 10 armas de fogo; 2l de mercúrio; baterias de 150 amperes; turbinas de motor diesel; bombas injetoras, hidráulicas e motores bomba; 450 kg de pescado; 30 kg de carne; 18.766 litros de combustível; e 5.377 m3 de madeira. O valor total estimado chega a R$ 41.200.000,00.

Todas as atividades operacionais tiveram uma vertente social de apoio humanitário que se desencadearam nas comunidades adjacentes onde se desenvolveram as missões. As ações cívico-sociais (ACISO) totalizaram 433 atendimentos médicos, 459 atendimentos e procedimentos odontológicos, 77 exames, 375 medicamentos distribuídos e 57 pessoas vacinadas. Esse apoio representou um valor estimado de R$ 105.000,00.

Fotos: 17ª Bda Inf Sl

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter