COBERTURA ESPECIAL - TOA - Tecnologia

17 de Outubro, 2014 - 09:20 ( Brasília )

Militares fazem treinamento de salto de paraquedas em Normandia, RR

Atividade faz parte da terceira edição da Operação Amazônia. Ao menos 60 homens foram treinados na região do Lago Caracaranã.

Anne de Freitas



Nesta quinta-feira (16) uma equipe da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Exército Brasileiro, participou de um treinamento voltado para saltos de paraquedas na região do lago Caracaranã, município de Normandia, em Roraima. A atividade faz parte da terceira edição da Operação Amazônia. Em torno de 60 homens do Rio de Janeiro estavam na tarefa, segundo informações do Exército.

Os exercícios da operação iniciaram no dia 10 de outubro e devem continuar até o dia 21 deste mês. As atividades envolvem Marinha, Exército e Força Aérea, de forma integrada. O objetivo é aprimorar o desempenho e a interação das Forças Armadas, na defesa da região Amazônica.

Sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa, os militares vão demonstrar, por meio de uma série de treinamentos, a capacidade das Forças Armadas na proteção da floresta tropical.

A operação reunirá quatro mil militares que participarão de simulações nas cidades de Manaus - AM, Boa Vista e Normandia, ambas em Roraima. Na sexta-feira (17) haverá uma demonstração do treino para o Ministro da Defesa Nacional, Celso Amorim, na BR-174, próximo à Boa Vista Mineradora.

Forças Armadas simulam procedimento de evacuação aeromédica*

Cerca de 30 homens da Marinha, Exército e Aeronáutica participaram de uma simulação de evacuação aeromédica na cidade de Barcelos (AM), localizada a 400km da capital Manaus.

O treinamento faz parte da Operação Amazônia 2014 e teve o objetivo de aprimorar a interoperabilidade entre as três Forças na execução de uma das ações mais aplicadas na Região Norte no atendimento à comunidade.


*com Agência FAB