Semana das Comunicações na AMAN celebra o Dia da Arma do Comando

De 22 de abril a 4 de maio, foi comemorada a Semana das Comunicações, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), período em que diversas atividades foram realizadas para celebrar o Dia da Arma do Comando, que tem a missão principal de instalar, explorar, manter e proteger as ligações em todos os escalões.

Em 23 de abril, ocorreu a tradicional Corrida do Mensageiro, na qual houve o congraçamento entre o Curso de Comunicações e o Curso Básico. Na ocasião, a 2ª Companhia do Curso Básico (Pantera) sagrou-se a grande vencedora ao conseguir transcrever as mensagens em menor tempo e penalizações.

No dia 25, foram realizadas a Alvorada Festiva, a formatura geral no Pátio Tenente Moura e a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional. Desse modo, foi possível destacar os feitos do Patrono das Comunicações, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, exemplo de pacificador, indigenista, etnólogo, antropólogo, geógrafo, cartógrafo, botânico e ecologista.

Rondon, entre outras importantes realizações, conseguiu integrar diferentes regiões do Brasil, enfrentando dificuldades, como fome, sede, animais peçonhentos e emboscadas de índios. Para homenageá-lo, no dia do seu nascimento, 5 de maio, comemora-se o Dia da Arma de Comunicações.

Ainda no contexto das comemorações, em 29 de abril, ocorreram os cultos religiosos e, em 2 de maio, os jogos desportivos como forma de estreitar os laços de amizade e camaradagem entre os comunicantes de ontem, hoje e sempre.

Por fim, coroando as celebrações da Arma do Comando, em 4 de maio, aconteceu o Jantar Dançante das Comunicações, no qual, parentes e amigos puderam desfrutar do congraçamento entre a Família Militar.

A Arma de Comunicações agradece a todos por participarem das atividades desenvolvidas e relembrar da sua árdua missão: exercer a coordenação e o controle das tropas subordinadas antes, durante e após as operações, atuar no controle do espectro eletromagnético, por meio das atividades de Guerra Eletrônica, para impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, facilitar as próprias comunicações e obter informações e operar no campo da Guerra Cibernética.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter