Exército Movimenta Gen Ex Mourão do CMS

O boletim INFORMEX (Informativo do Exército), publicado sempre com o a frase “A Palavra Oficial do Exército”, de nº 36, datado de 29 de Outubro de 2015, traz a Promoção e Movimentação de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro.

Este documento traz parte da pauta da 302ª Reunião do Estado-Maior do Exército. É anunciado de forma burocrática a substituição do General-de-Exército Antonio  Hamilton Martins Mourão no Comando Militar do Sul pelo General-de-Exército Edson Leal Pujol.

 

O Gen Ex Mourão assumirá a Secretaria de Economia e Finanças, no Comando do Exército, em Brasília DF, de onde também é oriundo o seu sucessor, o Gen Ex Pujol.

 

A troca de comandante do Comando Militar do Sul (CMS), estava prevista para ser em Abril/Maio de 2016, quando o Gen Ex Mourão cumpriria o seu período de dois anos à frente des Grande Comando de Área. O Gen Ex Mourão era cotado para assumir o Comando de Operações Terrestres (COTER).

A troca do Comando nesta data dá a entender que o Estado-Maior do Exército e o Comandante do Exército aceitaram as pressões midiáticas, impostas pelos jornalistas Tulio Millman (Zero Hora), Rodrigo Vizieu (Folha de São Paulo) e Mirian Leitão (O Globo).

 

Para reforçar a estas pressões foram criados factóides como o apoio da 3ª Divisão de Exército (Santa Maria/RS) à missa póstuma do Cel R1 Carlos Brilhante Ustra.

Notas plantadas na imprensa tentam disfarçar que o Gen Ex Mourão fez todas as suas palestras em eventos abertos ao público civil e militar. Assim como esteve no dia 14 de Outubro na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), sendo o primeiro Oficial-General a falar em mais de 20 anos naquela entidade.

Matéria Relacionada:

– Gen Mourão: Cortes / Fronteiras / GLO / Política (Link)

Exército elabora lista de generais que serão promovidos¹

Durante esta semana, o Exército Brasileiro promoveu a 32ª Reunião do Alto Comando, realizada para definir a lista de escolha dos futuros generais. Aproveitando a ocasião, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, reuniu-se com o comandante da Força Terrestre, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, na noite ontem (28).

A lista que propõe à Presidência da República² os nomes dos futuros promovidos é feita após criteriosa avaliação³ individual dos militares ao longo de suas carreiras. Ela foi elaborada pelos generais de Exército mais antigos da Força.

No decurso da seleção foram avaliados apenas os postulantes em condições de concorrer à vaga. As reuniões para a escolha dos futuros generais são realizadas três vezes por ano. A divulgação no Diário Oficial da União está prevista para o dia 25 de novembro deste ano.

Acesse a lista completa: Informex (Link)

¹Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa 

² ³ Grifo DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter