25 de Agosto, 2014 - 11:00 ( Brasília )

Terrestre

EXPOEx - Exército comera O Dia do Soldado junto a comunidade


Ricardo Fan

O Comando Militar do Sul realizou na sexta-feira passada, dia 22 de agosto, a cerimônia militar alusiva ao Dia do Soldado,  na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda em Porto Alegre, reunindo cerca de 1.100 militares.

Foram entregues Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e Medalhas da Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Militar e Medalha do Pacificador às personalidades que, de alguma forma, colaboraram com a Instituição.

As autoridades Militares presentes:

- General de Exército José Carlos De Nardi – Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas
- General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão - Comandante Militar do Sul
- General de Divisão Fernando Vasconcellos Pereira - Comandante da 3ª Região Militar
- General de Brigada Fernando josé Soares da Cunha Mattos - Comandante da Artilharia Divisionária da 6ª DE
- General de Brigada Marcio Andrade de Oliveira – Inspetor de Saúde CMS e Dir HMAPA
- General de Brigada Luciano José Penna – Chefe do Estado-Maior do CMS
- General de Brigada Luiz Carlos Rodrigues Padilha - Assessor Rel Institucionais CMS


EXPOEx - O Exército junto a comunidade

Nos dias 23 e 24 de agosto, sábado e domingo respectivamente, foi realizada a Exposição Temática do Exército, EXPOEx, o evento é realizado anualmente durante a Semana do Soldado, O Dia do Soldado foi instituído no Exército, a partir de 1923, tendo a data do nascimento de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, 25 de agosto, como data oficial.

A EXPOEx tem como objetivo mostrar à comunidade, de forma interativa, as atividades desenvolvidas pelo nosso Exército, bem como o que há de mais atual acerca do Material de Emprego Militar utilizado pelos quartéis do Comando Militar do Sul. Vale resaltar as apresentações de uma viatura Urutu (fotos acima) repotencializada por uma empresa gaúcha com sede em Canoas e uma viatura M-113 BR modernizada no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), em Curitiba (Paraná).

A EXPOEx é organizada há mais de 15 anos no Parque Farroupilha em Porto Alegre, e já se tornou um evento tradicional na capital gaúcha. Na  edição deste ano, além do material exposto por mais de 24 Organizações Militares, empresas e associações, o público adulto e infantil pode contar com uma recepeção fraternal por parte dos militares. Bem atenciosos, davam explicações sobre o material exposto, e ainda, dicas de alimentação e saúde.

O público que visitava o evento ainda disponnha de uma série de atrações gratuitas, tais como: passeio a cavalo, passeio de bote, pistas de corda, pista de orientação, demonstrações de Ordem Unida e de Cães de Guerra, Pista de Educação no Trânsito (montada pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul), Concertos Musicais das Bandas de Música do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, da Polícia do Exército e da Base Aérea de Canoas, além de atendimento médico-odontológico e exames clínicos laboratoriais.