28 de Outubro, 2013 - 21:31 ( Brasília )

Terrestre

Repensando a Brigada de Cavalaria Mecanizada nos Conflitos Modernos


Ricardo Fan

O Exército realiza nos dias  29 e 30 de outubro na sede do 3ª RCG em Porto Alegre, o simpósio: “A BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA NO CONFLITO MODERNO” como objetivo de Identificar a natureza e as características dos conflitos modernos e suas consequências para a organização e emprego das Brigadas de Cavalaria Mecanizada a curto e médio prazos, apresentando conclusões que indiquem a necessidade de possíveis transformações e/ou modernizações para as referidas Brigadas.

Os principais tópicos a serem abordados no simpósio:

- Concepção estratégica e novos conceitos doutrinários

Principais características e perspectivas dos novos conflitos e suas implicações em relação aos ambientes operacionais em que atuarão as Forças Armadas. Novas tecnologias a serem incorporadas para o combate do futuro.  Principais cenários onde se prevê a possível ocorrência de conflitos e guerras.

- As Bda C Mec nos conflitos modernos – Missões e capacidades

Necessidade ou não de modificações na organização das Bda C Mec para enfrentar os desafios dos conflitos modernos. Novas capacidades a serem adquiridas pelas Bda C Mec com vistas a cumprir suas missõesnos conflitos modernos. Novas missões que poderão ser atribuídas às Bda C Mec.

- Transformações da F Ter – Experiências de outros paíse e reflexos para a mecanização

Organização das DE e Bda, que Emp Elm Bld e Mec, em outros exércitos,  Vtr (SR e SL) e materiais utilizados pelas tropas Bld e Mec de outros exércitos. Capacidades existentes nas DE e Bda Bld/Mec de outros exércitos que podem ser incorporadas às Bda C Mec do EB, Ensinamentos decorrentes da transformação de outros exército

-  Painel - Transformação/Modernização das Bda C Mec

Mudanças no adestramento e na instrução das tropas integrantes das Bda C Mec. Mudanças necessárias para melhor adequar as Bda C Mec às Op Amplo Espectro e Prospecção Tecnológica.

Ao final do simpósio, o Exército irá confeccionar um relatório parcial dos trabalhos, sob a coordenação da 1ª Bda C Mec, contendo as principais conclusões das palestras/painéis.