Onze realiza instrução de navegação com blindados URUTU

O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec), mantendo sua tropa constantemente adestrada, realizou, no dia 02 de outubro, uma instrução de navegação com os blindados EE 11 – URUTU.
 
A atividade foi realizada no lago da Usina Hidrelétrica São João II,  no município de Ponta Porã (MS).
 
A viatura blindada de transporte de pessoal URUTU, de fabricação nacional, é uma viatura anfíbia, ou seja, é capaz de navegar.
 
A instrução, para todos os motoristas de blindados do 11º RC Mec, teve a finalidade de relembrar os procedimentos de preparação da viatura para a navegação, assim como manter o adestramento da tropa."
 
O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Ponta Porã (MS), é subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), que por sua vez localiza-se em Dourados(MS). Integra o Comando Militar do Oeste (CMO).
 
O Regimento foi criado em 11 de dezembro de 1919. Seu nome histórico é "Regimento Marechal Dutra", em homenagem ao Presidente da República, que como tenente-coronel, foi seu comandante.
 
Atualmente, como integrante que é da 4ª Bda C Mec, faz parte do Programa SISFRON. Além disto, parcela de seu efetivo integra, neste momento, o BRABAT, no Haiti.
 
O Regimento é composto por três Esquadrões de Cavalaria Mecanizados e por um Esquadrão de Comando e Apoio.
 
O seu atual comandante é o Tenente-Coronel Paulo Filho.

 

Nota DefesaNet

Esta capacidade anfíbia/ navegação do ENGESA  EE-11 URUTU tem sido exercitada também por outras unidades e empregada em manobras. Importante capacida para as operações de infiltração / exfiltração e tomada de pontos estratégicos de infraestrutura crítica nacional como hidrelétricas.

A futura Viatura de Transporte deTransporte de Tropas a ser emregado pelo Exército Brasileiro o Guarani, também é anfíbio. Acompanhe estas matérias:

2º BEC apoia avaliação do Blindado GUARANI Link

SELVA – Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter