04 de Setembro, 2013 - 10:33 ( Brasília )

Terrestre

Mão Amiga - Auxílio às vítimas das cheias do Rio dos Sinos / RS


19º BIMtz

Nos dia 27, 28 e 29 de agosto, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz) empregou seus meios para prestar apoio às ações de Defesa Civil no socorro à população das cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, atingidas pelas cheias do Rio dos Sinos, as piores dos últimos 48 anos.

No dia 27, as atividades começaram logo pela manhã e se estendeu até a noite, com o resgate de pessoas, animais e bens materiais. Foram empregados cerca de 50 militares, quatroviaturas de cinco toneladas e duas viaturas de ¼ de tonelada.

No dia 28, com o acréscimo de meios de outros órgãos, o apoio foi dado através de um caminhão cisterna, com capacidade de 12.000 litros.

Já no dia 29, continuaram as ações de resgate de material e de fornecimento de água, com o apoio de botes do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, sendo também realizado o recadastramento dos moradores atingidos, no Bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
 

16º GAC AP

No dia 27 de agosto, o 16° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC AP), atendendo à solicitação da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por intermédio da Defesa Civil, participou do resgate da população das residências atingidas pela enchente do Rio dos Sinos. O 16º GAC AP participou do apoio com cinco viaturas operacionais e 25 militares.