17 de Setembro, 2012 - 10:00 ( Brasília )

Tecnologia

MBDA Testa com Sucesso Laser de Alta Energia

MBDA Alemanha testa com sucesso demonstrador LASER de Alta Energia de 40 KW

MBDA Alemanha alcançou, com seu demonstrador de laser de alta potência, uma energia equvalente a 40kW (kilowatts) durante testes de disparo. Pela primeira vez no mundo fora demonstrado com sucesso uma potência como esta.

Nos testes de rastreamento e de disparos do laser, a MBDA demonstrou a perfomance do laser contra diversos alvos, como por exemplo ao incapacitar munições de morteiros em poucos segundos. Com uma energia de 40 kW, o laser também foi capaz de perfurar placas de aço de até 40mm.  

O teste também demonstrou a alta qualidade do feixe de laser usado, assim como a precisa e eficiente fusão de feixes individuais. Estas características são essenciais para assegurar a rápida e certa neutrelização dos alvos.

“As armas de laser de alta potência podem contribuir de forma incrível na proteção de tropas e em breve serão a solução contra ameaças as diversas ameaças em missões de combate. Elas são caracterizadas pela sua alta precisão em longas distâncias, baixos custos operacionais e o mínimo de danos colaterias.” Disse Peter Heilmeier, Chefe de Desenvolvimento de Mercado e Negócios da MBDA Alemanha.

Este teste faz parte de uma série de outros que tiveram início em 2008. Em 2011, a MBDA se tornava a primeira companhia européia a alcançar uma potência de 10kW com um feixe de laser de alta qualidade.

Pela primeira vez, ainda neste mês e em Outubro, serão realizados testes em condições reais em que todo o processo de combate, da detecção à neutralização, contra alvos aéreos será feito.

Todo o processo de desenvolvimento do laser vem sendo financiado pelos próprios recursos da MBDA, havendo a participação em partes dos recursos de pesquisa e tecnologia do Departamento Federal Alemão de Defesa de Tecnologia e Aquisição.
Informações gerais
 
Com instalações industriais em quatro países europeus e nos EUA, em 2011 MBDA alcançou um faturamento de € 3 bilhões, com uma carteira de pedidos, em encomendas e contratos futuros, no valor de € 10,5 bilhões. Com mais de 90 clientes das forças armadas do mundo, a MBDA é líder mundial em mísseis e sistemas de mísseis.
 
MBDA é o único grupo capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que atendem toda a gama das atuais e futuras necessidades operacionais das três forças armadas (terra, mar e ar). No total, o grupo oferece uma gama de 45 sistemas de mísseis e produtos de medidas defensivas em operação, além de 15 outros atualmente em desenvolvimento.
 
MBDA é organizada em conjunto com a BAE Systems (37,5%), EADS (37,5%) e Finmeccanica (25%).