05 de Novembro, 2015 - 16:50 ( Brasília )

Tecnologia

BAE Systems Desenvolve nova Tecnologia para motor aeroespacial

BAE Systems e Reaction Engines juntas para desenvolver novo motor aeroespacial



Londres, novembro de 2015 – A BAE Systems e a Reaction Engines (RE) anunciam a formação de uma parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento da nova classe de motores aeroespaciais SABRE™ - que combina as tecnologias a jato e de foguetes; e tem potencial para revolucionar os voos hipersônicos e proporcionar uma maior economia para voos espaciais.
 
Pelo acordo, a BAE Systems vai investir £20,6 milhões para adquirir 20% do capital social da Reaction Engines e aportará toda sua expertise no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e de gerenciamento de projetos, além de garantir à RE acesso a recursos técnicos, industriais e de capital, críticos para o progresso do projeto, no sentido de proporcionar a montagem de um motor no solo, um marco importante no desenvolvimento da tecnologia.
 
"Esse anúncio representa a transição da Reaction Engines de uma empresa focada na pesquisa e testes de tecnologias, para uma focada no efetivo desenvolvimento e teste de primeiro motor SABRE™ do mundo”, disse Mark Thomas, gerente-geral da Reaction Engines. “A chegada da BAE Systens, com sua liderança em programas de integração de sistemas de engenharia, vai acelerar o desenvolvimento do SABRE™ como uma nova classe de motores e suas aplicações em veículos de transporte”, completa.
 
A Reaction Engines é uma empresa britânica, voltada para o desenvolvimento de tecnologias para a criação de motores de foguetes avançados aspirados a ar chamado SABRE (Synergetic Air-Breathing Rocket Engine, no inglês). Essa nova classe de motor aeroespacial foi projetada para permitir que aeronaves atinjam mais de cinco vezes a velocidade do som da atmosfera, partindo de pistas no solo. Nesse estágio, os novos motores podem fazer a transição para um modo de funcionamento de foguete, permitindo voo espacial a velocidades orbitais, equivalentes a até 25 vezes a velocidade do som. A nova tecnologia já passou por extensas avaliações técnicas independentes que confirmaram a sua viabilidade e aplicações potenciais em aeronaves.
 
“A parceria com Reaction Engines é parte do nosso compromisso contínuo de investir e desenvolver tecnologias emergentes potenciais. A empresa é uma das companhias mais inovadoras do Reino Unido e o SABRETM é uma das tecnologias aéreas com maior potencial futuro. Estamos preparados para contribuir com nossas competências e estamos certos de ajudaremos a entregar o primeiro demonstrador de solo muito em breve”, disse Nigel Whitehead, diretor da área de programas e suporte da BAE Systems.
 
Além do aporte de capital da BAE Systems, a Reaction Engines espera a confirmação da concessão de um financiamento de £60 milhões do governo britânico para o projeto SABRETM. O investimento também será usado no desenvolvimento do um mecanismo de teste de terra e para investigar suas aplicações para voos espaciais.

 
 
Sobre a Reaction Engines
 
Fundada em 1989, a Reaction Engines é uma empresa privada, que emprega uma equipe de engenheiros altamente qualificados para desenvolver as tecnologias necessárias para o desenvolvimento da nova classe de motores aeroespaciais SABRE™. SABRETM (Synergetic Air-Breathing Rocket Engine, no inglês) é uma nova classe de motores aeroespaciais, projetada para permitir que aeronaves atinjam mais de cinco vezes a velocidade do som da atmosfera, partindo de pistas no solo.

Nesse estágio, os novos motores podem fazer a transição para um modo de funcionamento de foguete, permitindo voo espacial a velocidades orbitais, equivalentes a até 25 vezes a velocidade do som. O elemento-chave do motor SABRETM é o desenvolvimento de trocadores de calor ultra-leves que permitem que o arrefecimento da corrente de ar muito quentes, acima de 1.000°C para menos de 150°C em poucos segundos, impedir a formação de gelo a temperaturas abaixo de zero. A viabilidade do motor SABRE foi validada de forma independente pela Agência Espacial Europeia durante uma revisão realizada a pedido do governo do Reino Unido.
 
Sobre a BAE Systems

A BAE Systems atende as necessidades de seus clientes e oferece uma ampla gama de soluções avançadas em equipamentos de defesa, aeroespaciais e de segurança. A empresa trabalha em conjunto com seus parceiros locais para desenvolver, construir, produzir e apoiar as inovações que garantem a soberania, sustentem a economia e protegem os interesses comerciais dos diversos países em que atua.

Seus 88 mil funcionários, nos seis continentes, estão empenhados em criar soluções que protegem e fortalecem nações, comércio, comunidades e pessoas.

Siga a BAE Systems no Twitter e fique por dentro das novidades da empresa: https://twitter.com/#!/
BAESystemsBR