DARPA – Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T)

A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) desenvolve o Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T), com o objetivo de melhorar: mobilidade, sobrevivência, segurança  eficiência das futuras gerações de veículos de combate das Forças Armadas Americanas. Recentemente assinou contratos para a Fase 2 de várias tecnologias

Demonstrações como a realizada em Maio, no Campo de Testes de Aberdeen, mostraram o potencial militar de várias tecnologias desenvolvidas  dentro do Programa GXV-T.

Radically Enhanced Mobility (Mobilidade Radicalmente Aumentada)

GXV-T prevê que os futuros veículos de combate  consigam operar em 95% em todo terreno, incluindo ângulos e elevações. As capacidades incluem o revolucionário sistema “wheel-to-track” (Roda – Lagarta) e tecnologias de suspensão que permitem percorrer caminhos tanto em estradas como todo terreno com mais eficiência que os veículos atuais.

Reconfigurable Wheel-Track (RWT)

Rodas permitem maiores velocidades em superfícies duras enquanto lagartas em terreno fofo. A equipe da Carnegie Mellon University National Robotics Engineering Center (CMU NREC) demonstrou um mecanismo que altera o perfil automaticamente de roda para uma lagarta triangular enquanto o veículo está em movimento. O ganho em performance operacional, em especial em situações táticas e manobrabilidade em terrenos mistos é enorme.

Motores Elétricos (Electric In-hub Motor)

Colocando motores elétricos dentro das rodas oferece vário benefícios para veículos de combate, tais como, melhor aceleração, maior torque e manobrabilidade em todos os tipos de terreno. Em uma demonstração anterior, QinetiQ colocou em teste um uma experiência única, ao incorporar três engrenangens e um sistema termal complexo  para ser incorporado em uma roda de 20 polegadas.

Sistemas de Suspensão  (Multi-mode Extreme Travel Suspension – METS)

Nota DefesaNet: Um sistema de acoplar motores elétricos diretamente às rodas é usado em máquinas de construção de grande porte, chamado de “Le Torneau”

 

Também são realizados trabalhos em várias tecnologias:

– Sistemas de Suspensão  (Multi-mode Extreme Travel Suspension – METS);

– Aumento da tripulação (Crew Augmentation) através de sensores;

– Visão 360º (Enhanced 360-degree Awareness with Virtual Windows), inclusão de sensores;

 – Off-Road Crew Augmentation (ORCA), inclusão de sensors que permitam identificar as características do terreno a ser percorrido.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter