COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

12 de Dezembro, 2013 - 19:50 ( Brasília )

Thales Alenia Space firma MoU com Agência Espacial Brasileira

Transferências de tecnologia vão apoiar o desenvolvimento de programas espaciais no Brasil


Brasília, 12 de dezembro de 2013 – A Thales Alenia Space anunciou hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Agência Espacial Brasileira referente à transferência de tecnologias para o Brasil. O acordo complementa o contrato firmado entre a Thales Alenia Space e a Visiona (joint-venture entre Embraer e Telebras) para construir o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), satélite de telecomunicações de uso dual.

Os acordos de hoje marcam o primeiro passo importante na ambiciosa parceria entre a Thales Alenia Space, a Agência Espacial Brasileira e a indústria espacial brasileira. Esta cooperação ganhará corpo nos próximos meses, baseada no plano de transferência de tecnologia proposto pela Thales Alenia Space, que vai de encontro às expectativas das entidades brasileiras envolvidas. As transferências dizem respeito à telecomunicações via satélite, observação e meteorologia, além de outras áreas. Elas se darão por um período de cinco anos, em linha com os projetos espaciais planejados pelo Governo Brasileiro. Este acordo vai fornecer uma sólida base para desenvolvimentos conjuntos, assim como uma parceria estrutural de longo prazo.

"Nós estendemos o nosso agradecimento à Agência Espacial Brasileira por nos confiar esta missão. Nossa equipe já está trabalhando duro para apoiar a estratégia de desenvolvimento espacial do Brasil, que vai garantir a independência e a soberania do país no médio prazo", afirma Jean-Loïc Galle, Presidente e CEO da Thales Alenia Space.

Sobre a Thales Alenia Space
Líder europeia em sistemas de satélites e um dos principaisplayers em infraestruturas orbitais, a Thales Alenia Space é uma joint-venture entre a Thales (67%) e a Finmeccanica (33%). A Thales Alenia Space e a Telespazio representam a "Aliança Espacial" entre ambos os grupos. A Thales Alenia Space é referência global em soluções para telecomunicações espaciais, observação da Terra óptica e por radar, defesa e segurança, navigação e ciência. Com faturamento consolidado de 2,1 bilhões de euros em 2012, a Thales Alenia Space tem 7.500 colaboradores em França, Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. www.thalesaleniaspace.com

Sobre a Thales
A Thales é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e Transportes. Em 2012, a empresa gerou uma receita de 14 bilhões de euros, com 67 mil funcionários em 56 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com