SGDC – Thales Alenia Space assina contrato para fornecer Satélite

Brasília, 12 de dezembro de 2013 – O Presidente e CEO do Grupo Thales, Jean-Bernard Lévy, assinou hoje o contrato entre aThales Alenia Space (joint-venture entre Thales e Finmeccanica) e a VISIONA (joint-venture entre a EMBRAER e a TELEBRAS) para fornecimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O executivo integra o grupo de empresários que acompanha o presidente francês François Hollande em sua visita ao país.

O contrato é fundamental para os planos de desenvolvimento espacial da Agência Espacial Brasileira e vai ao encontro dos requerimentos estratégicos do Ministério da Defesa, atendendo dois objetivos primários do país: a implantação de um sistema de comunicações via satélite seguro para o Governo Brasileiro e Forças Armadas e a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), coordenado pela operadora Telebrás, para reduzir a exclusão digital do país. O SGDC integra a estratégia do Brasil para reforçar a sua independência e soberania.

Nossa equipe está mobilizada para garantir o cumprimento de todos os nossos compromissos e assegurar a integração harmoniosa das empresas brasileiras neste importante projeto. Eu agradeço às agências governamentais francesa e italiana pelo apoio na conclusão bem-sucedida desta nova colaboração internacional”, declara Jean Loïc Galle, Presidente e CEO da Thales Alenia Space.

Com mais de 40 anos de presença no Brasil com ampla atuação nos setores militar e civil de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e de Transportes, a Thales é líder absoluta no setor de radares de controle de tráfego aéreo. Sede da operação latino-americana, o Brasil já representa mais de 50% dos negócios da empresa na região, onde vem expandindo permanentemente suas operações e reforçando sua presença por meio de várias parcerias locais importantes.

"A Thales está muito bem posicionada nos projetos de infraestrutura e defesa do Brasil, todos fundamentais para decolar a ambição do país de crescer a sua base industrial para aumentar sua capacidade de vislumbrar mercados internacionais a partir de uma forte base doméstica. Consequentemente, a estratégia da Thales de transferir tecnologia, estabelecer uma base industrial local e desenvolver parcerias locais está 100% alinhada à política de investimento brasileira", afirma Julien Rousselet, Diretor Geral da Thales no Brasil.

Mais sobre o SGDC

Baseado na plataforma Spacebus 4000, o SGDC levará duas cargas úteis, uma com 50 transponders banda Ka oferecendo taxa de transferência de até 80 Gbps e a outra com 7 transponders banda X. O satélite pesará cerca de 5,8 toneladas na decolagem e oferecerá mais de 11kW de potência. Entregue pronto para o lançamento em 31 meses, ele será posicionado em órbita a 75 graus oeste.

O contrato também inclui um centro de controle e de missão completo para o controle de satélite e missão, juntamente com posicionamento orbital, teste de aceitação em órbita e suporte operacional, precedido de um programa de treinamento completo para os operadores brasileiros. Além disso, a pedido do cliente, cerca de 30 engenheiros brasileiros vão se juntar à equipe do projeto e assumir um papel ativo nas fábricas da Thales Alenia Space em Toulouse e Cannes, na França.

Sobre a Thales

A Thales é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e Transportes. Em 2012, a empresa gerou uma receita de 14 bilhões de euros, com 67 mil funcionários em 56 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com

Sobre a Thales Alenia Space

Líder europeia em sistemas de satélites e um dos principaisplayers em infraestruturas orbitais, a Thales Alenia Space é uma joint-venture entre a Thales (67%) e a Finmeccanica (33%). A Thales Alenia Space e a Telespazio representam a "Aliança Espacial" entre ambos os grupos. A Thales Alenia Space é referência global em soluções para telecomunicações espaciais, observação da Terra óptica e por radar, defesa e segurança, navigação e ciência. Com faturamento consolidado de 2,1 bilhões de euros em 2012, a Thales Alenia Space tem 7.500 colaboradores em França, Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. www.thalesaleniaspace.com

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter