EB – Nota Oficial de Falecimento do General de Divisão Jaborandy

O Exército Brasileiro lamenta informar o falecimento, no dia 30 de agosto de 2015, domingo,do General de Divisão José Luiz Jaborandy Júnior, atual Comandante do Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Force Commander da MINUSTAH), missão assumida em 15 de março de 2014.

Natural de Fortaleza (CE), o General Jaborandy formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1979, tendo exercido inúmeras funções de destaque ao longo de sua carreira como integrante da Arma de Infantaria.

Sua primeira Unidade foi o 28º Batalhão de Caçadores, na cidade de Aracaju (SE). Durante sua meritória carreira, realizou o Curso de Guerra na Selva, o Curso Básico Paraquedista, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército.

No exterior, foi selecionado para realizar o curso de Treinamento de Guerra na Selva no Panamá, de Altos Estudos Militares em Portugal e de Mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica, além de ter frequentado o Inter-American Defense College (IAC), estes dois últimos nos Estados Unidos da América.

Em 2002, como Coronel, comandou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), na cidade de Manaus (AM). Como General de Brigada, comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de 2010 a 2011, na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM). Em 2011, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, na cidade de Manaus.

Em 2013, após a promoção ao atual posto de oficial-general, foi nomeado Comandante da 8ª Região Militar, na cidade de Belém (PA) e, em 2014, foi selecionado para comandar o Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti.

Ao longo da sua trajetória profissional, foi condecorado com, dentre outras distinções, a Medalha do Pacificador, a Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, a Medalha Militar de Ouro com passador de Platina, a Medalha de Serviço Amazônico com passador de Prata, o Distintivo de Comando Dourado, a Medalha da Junta Interamericana de Defesa, a Medalha das Nações Unidas (ONUCA), a Medalha das Nações Unidas (ONUSAL), a Medalha de Reconhecimento da Organização dos Estados Americanos e a Ordem do Mérito Grande Oficial do Senegal.

O General de Divisão Jaborandy estava com cinquenta e sete anos de idade e deixou esposa, dois filhos e quatro netos. As honras fúnebres serão prestadas pela tropa, na cidade de Porto Príncipe, no Haiti. As homenagens póstumas, pelos familiares e amigos, serão realizadas na cidade de Maceió (AL), sendo a data e o horário informados em nota posterior.


Gen Bda OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército

“FEB 70 ANOS – EM DEFESA DOS IDEAIS DE LIBERDADE E DEMOCRACIA”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter