HAITI – Desembarque do 21º Contingente Brasileiro

 
Aconteceu no dia 30 de maio, às 21:00, o desembarque da tropa que integra o 21º Contingente Brasileiro no Haiti.

O Comando Militar do Sul (CMS) realizou a recepção de 178 militares brasileiros e 31 militares paraguaios no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

No voo também estavam integrantes do Ejército do Paraguai, que operam junto com o Contingente Brasileiro.

Este foi o primeiro grupo de militares do 21º contingente que retorna ao Rio Grande do Sul, após seis meses cumprindo a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

A missão de maior complexidade e envolvimento dos militares brasileiros, nas 40 Missões de PAZ realizadas pelo Brsil, sem dúvida, é MINUSTAH, que existe desde 2004
 
Os próximos desembarques serão nos dias 01/06, 03/06, 05/06, totalizando 809 militares.

Nota DefesaNet

O desembarque de tropas do 21º Contingente Brasileiro da MINUSTA ocorreu no Aeroporto Intenacional Salgado Filho. Os militares vieram em avião alugado pela ONU.

Isto pela incapacidade da Força Aérea Brasileira em prover transporte Estratégico para as Forças Brasileiras. Após a necessária desativação dos Sucatões, em 2013, a FAB não tem meios para transportar e apoiar as Forças Brasileiras no exterior.

O Programa KC-X2, iniciado em 2008. Já foi definida a empresa vencedora: a Israel Aerospace Industries, que converterá aeronaves Boeing 767-300ER para os padrões especificados de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica.

A seleção definida, em 2013 ( ver KC-X2 – IAI vence com B767-300ER convertido Link) até o momento não teve seu contrato confirmado pelos sucessivos contigenciamentos no orçamento de Defesa.

Foto CMS

Matérias Relacionadas

Mais Detalhes sobre a Participação do Brasil em Missões de Paz e em especial na MINUSTAH acesse a Cobertura Especial:

Cobertura Especial – Panorama Haiti Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter