BRABAT 20 – No Dia do Soldado, militares recebem a Boina Azul de Peacekeeper

Porto Príncipe (Haiti) – No dia 25 de agosto, Dia do Soldado, o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) realizou a formatura alusiva à data comemorativa e de entrega da Boina Azul, que caracteriza o Soldado da Paz.

O uso da boina azul ou do capacete azul, pelas tropas multinacionais das Forças de Paz da ONU que atuam na resolução de conflitos em países envolvidos em conturbação social, faz com que esses militares sejam denominados Boinas Azuis ou Capacetes Azuis. A cor é alusiva à bandeira da ONU.

Na leitura da Ordem do Dia, do Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, o trabalho conjunto entre as Forças Armadas do Brasil e o Ministério da Defesa, como o que o BRABAT está vivenciando, também foi ressaltado. Para o Gen Enzo, “prontidão é a palavra-chave (…) sempre que houver perigo e a situação o exigir, seremos chamados”.
               
Durante a formatura, foram entregues, ainda, as medalhas aos militares agraciados, dentre elas, a Medalha do Pacificador, que é conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Exército Brasileiro.

Estiveram presentes o Force Commander da MINUSTAH, General-de-Divisão JOSÉ LUIZ JABORANDY JUNIOR, acompanhado do Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, General-de-Brigada BRÁULIO DE PAULA MACHADO, que compõe a comitiva do Ministério da Defesa que realiza a viagem de avaliação do 20º Contingente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter