Apolo cão farejador da PRF se aposenta com festa no Rio de Janeiro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a cerimônia de aposentadoria do K9 Apolo, integrante do Grupo de Operações com Cães (GOC/RJ). O evento aconteceu na superintendência da PRF no Rio de Janeiro, na manhã de quarta-feira (19FEV2020).

Durante a solenidade, o superintendente da PRF no Rio, Silvinei Vasques, ressaltou a importância da área de cinotecnia, que vem crescendo a cada ano, com a construção e entrega das novas instalações ao GOC/RJ, aquisições de materiais de ponta e capacitação em nível nacional e internacional.

 

“Ter o privilégio de proporcionar uma cerimônia de aposentadoria a um dos nossos policiais caninos muito me gratifica e orgulha”, disse Vasques.

Ao final do evento, o condutor do cão, José Carlos Santiago Júnior, fez uma simulação de busca de droga com o K9 Apolo. Logo após, recebeu pelas mãos do policial José Roberto Almeida de Oliveira o certificado de aposentadoria do cão.

Estiveram presentes:

– superintendente PRF/RJ, Silvinei Vasques:

 – superintendente-executivo PRF/RJ, Marcos Alves Pereira;

– subcomandante do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar RJ, major Aguiar;

– representantes do Corpo de Fuzileiros Navais;

– 1º Batalhão de Polícia do Exército (PE), e,

–  policiais rodoviários federais, servidores e terceirizados da PRF no RJ.

O cão será adotado por uma família de Paraty, na Costa Verde do Rio.

Trajetória do K9 Apolo

Da raça pastor-belga malinois, K9 Apolo nasceu em junho de 2009 e iniciou suas atividades na PRF com a participação no curso de operações com cães em 2010, passando por inúmeros testes e provas para sua certificação.

Ao longo de sua carreira policial, acumulou inúmeras apreensões, somando em seu currículo, 1,5 tonelada de cocaína, 3,3 toneladas de maconha, 12 fuzis, 35 pistolas, 123 carregadores e mais de 18 mil munições de diversos calibres.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter